Central dos Sindicatos Brasileiros

23 de Setembro: Dia do Técnico Industrial

23 de Setembro: Dia do Técnico Industrial

Homenagem da CSB à categoria que contribuiu para o desenvolvimento industrial e tecnológico brasileiro

Há 107 anos, o Brasil iniciou o ensino técnico industrial junto com a criação das primeiras Escolas de Liceu de Artes e Ofícios, em 1909, hoje Centros Federais de Educação Técnica (CEFET’s). Nessa data, 23 de setembro, é celebrado o Dia do Técnico Industrial. A profissão foi regulamentada pela Lei 5.524/68 e pelo Decreto 90.922, de 1985.

Segundo Antonio Jorge Gomes, presidente do Sindicato dos Profissionais Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado do Rio de Janeiro (SINTEC-RJ) e vice-presidente da CSB, o técnico industrial tem formação acadêmica específica voltada para o setor industrial, de serviços e outras áreas. Além disso, detém conhecimento técnico e científico necessário para atender às demandas da sociedade com competência profissional, alavancando muitas ideias que se transformam em projetos utilizados na vida moderna, ajudando com relevância o desenvolvimento do Brasil.

De acordo com SINTEC-RJ, existem atualmente no País mais de 450 mil técnicos industriais. “Esses profissionais tem contribuído com o desenvolvimento econômico do Brasil em variados setores produtivos, com a sua atuação na melhoria da produção e no desenvolvimento nacional. Sem a categoria, o Brasil não teria se desenvolvido da mesma forma. Somos nós que estamos na base da pirâmide das indústrias nacionais, por isso temos que ser valorizados e respeitados”, avaliou o dirigente.

A principal reivindicação da categoria é a aprovação do Projeto de Lei 2861/2008, que estabelece o piso salarial do técnico industrial em R$ 2.600,00. A categoria também reivindica a criação do Conselho Federal dos Técnicos Industriais, a partir do desmembramento do sistema CONFEA/CREA.