Central dos Sindicatos Brasileiros

1º de Maio da FETRAMMASC tem como mote a luta contra as MPs 665 e 664

1º de Maio da FETRAMMASC tem como mote a luta contra as MPs 665 e 664

Evento realizado em Chapecó teve o apoio da CSB

A Federação dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral do Estado de Santa Catarina (FETRAMMASC), com apoio da CSB, organizou um ato unificado em homenagem aos trabalhadores no dia 1º de maio, em Chapecó, Santa Catarina. O evento também teve a participação da Força Sindical.

O mote do evento foi a revogação das Medidas Provisórias 664 e 665 que alteram as regras de acesso ao seguro-desemprego, abono salarial, seguro defeso, pensão por morte, entre outros benefícios. Cerca de 12 mil pessoas concentraram-se no largo fronteiro da Catedral Santo Antônio para participar da celebração.

O vice-presidente da CSB e presidente da FETRAMMASC, Oneide de Paula, defendeu que o governo revogue imediatamente as MPs 664 e 665 por serem prejudiciais aos trabalhadores. “As medidas retiram os direitos dos trabalhadores, conquistados há anos, e afeta a população que mais precisa desses benefícios, que sãos os jovens e os trabalhadores menos qualificados, pois a rotatividade é alta quando se tem menos de 21 anos. E quanto menor o nível escolar, menos chances de se recolocar no mercado o trabalhador terá”, disse.

Segundo o dirigente , este ato foi fundamental para discutir com os trabalhadores os problemas e as consequências das Medidas Provisórias, que retiram direitos já conquistados. “Além disso, precisamos que haja união contra o fator previdenciário”, reforçou.

O ato unificado também defendeu a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. Durante as comemorações foram sorteadas das duas motocicletas, cinco aparelhos de televisão 32 polegadas, 30 bicicletas e quatro fogões.