Central dos Sindicatos Brasileiros

14 de maio – Dias das Mães

14 de maio – Dias das Mães

Antonieta de Faria (Tieta) – secretária da Mulher Trabalhadora da CSB

Neste domingo, 14/5, comemoramos o Dia das Mães, seres que são a representação viva do amor incondicional, figura importante na orientação da vida de todos nós. A data homenageia essas guerreiras que formam cidadãos, mas também traz a reflexão sobre os desafios enfrentados pelas mães trabalhadoras, que além do papel de mãe, precisam vencer as adversidades impostas à condição feminina.

Apesar de estarmos longe da situação ideal, nos últimos anos obtivemos alguns avanços na luta contra a discriminação, o machismo e a violência de gênero, além de uma participação maior da mulher no mercado de trabalho, uma transformação importante, que a torna cada vez mais atuante social e economicamente. Porém, ainda que se tenham obtido avanços, as mulheres, no geral, ainda enfrentam muitos desafios. E as dificuldades só irão aumentar com as reformas trabalhista e previdenciária, propostas pelo governo. Essas reformas retiram direitos históricos conquistados com luta, e deixa de reconhecer o papel da mulher na sociedade.

A vida da mulher trabalhadora não é fácil, é preciso muito amor, responsabilidade e coragem para enfrentar os diversos desafios e conciliar todas as atividades do dia a dia.

A Secretaria da Mulher Trabalhadora da CSB parabeniza todas as mães trabalhadoras e batalhadoras, que em suas jornadas duplas cuidam dos seus filhos, trabalho e família.