09 de dezembro – Dia do Fonoaudiólogo

Profissão foi regulamentada há 35 anos pela Lei 6.965

 O dia 9 de dezembro é uma data de comemorações para os profissionais de fonoaudiologia. Regulamentada neste dia, no ano de 1981, através da Lei 6.965, a profissão tem em sua origem a preocupação da medicina e da educação com a profilaxia e a correção de erros de linguagem. De acordo com o Conselho Federal da categoria, atualmente, cerca de 39 mil pessoas exercem a profissão no País.

 Apesar do período festivo, o dia também traz à tona todas as lutas que a categoria enfrentará em 2017. Entre elas, se destacam a diminuição da carga horária para 30 horas semanais, o piso salarial nacional e a criação de uma federação, que irá representar os profissionais da área.

 “Hoje é um dia para comemorar sim, mas também é um dia para refletir e pensar em mudanças. Nossa profissão é nova, com campos e especialidades para serem abertos. Nós continuamos com a luta para redução da carga horária em todo Brasil. Aqui no Paraná, nós conseguimos reduzir para 30 e 36 horas para profissionais registrados”, diz a presidente do Sindicato dos Fonoaudiólogos do Estado do Paraná (SINFOPAR), Maria Patrícia do Nascimento, que acredita que as conquistas estão próximas.

 “Eu não acho que estejamos longe de conquistar esses benefícios, creio que precisa ser melhor trabalhado isso em cada estado. Não é de uma hora para outra que conquistamos algo. No Paraná, temos trabalhado estas questões faz uns 5 anos”, completa a dirigente.

 Assim como em todo o Brasil, o estado de Santa Catarina está em busca não somente das 30 horas semanais, mas também de um piso salarial melhor. Segundo a presidente do Sindicato dos Fonoaudiólogos de Santa Catarina (SINFESC), Karyny Mendonça,2016 foi de muito trabalho, mas as lutas não param.

 “Este ano foi complicado para grandes conquistas, mas continuamos na luta pela carga horária e o piso estadual. Queremos aprovar em R$ 4.900”, explica Karyny.

 No Rio de Janeiro, algumas pautas já estão definidas para o ano de 2017. Entre elas, abrir mais vagas para concursos públicos e um plano de carreira.

 “No próximo ano, tentaremos ampliar algumas conquistas que tivemos ao longo dos últimos tempos. Vamos buscar mais vagas em concursos públicos e um plano de carreira e salário. Estamos nas mesas de negociações para ampliar as conquistas para a fonoaudiologia”, disse Sheila Marino, do Sindicato dos Fonoaudiólogos do Rio de Janeiro (SINFERJ).

 As duas principais lutas desses profissionais no País se juntam com a necessidade da criação de uma federação da categoria, que proporcionará maior articulação e força na hora das reivindicações e negociações com o Executivo e Legislativo.

“Esperamos que a primeira federação dos fonoaudiólogos se estabeleça, e, para isso, precisamos de cinco sindicatos formalizados. Com a federação teremos uma representação unificada e conquistaríamos as mesmas condições de trabalho em todo o Brasil. Seria uma padronização de carga horária, salários e a inserção desse profissional. Conseguiríamos ser mais combativos. Essa federação seria a realização de um grande sonho. Temos lutado muito por essa união e espero que em 2017 tudo esteja certo”, finaliza Sheila Marino.

Compartilhe:

Leia mais
almirante othon recebe honraria da academia brasileira de ciencia
Mais importante cientista nuclear brasileiro, almirante Othon recebe honraria da ABC
Reunião ministério do trabalho benzeno
Sindicatos pedem debate amplo sobre revisão de NR que protege trabalhador exposto ao benzeno
fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população
Fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população, aponta pesquisa
justiça do trabalho sp aplica multa ao ifood e manda contratar entregadores
Justiça do Trabalho em SP multa iFood em R$ 10 milhões e manda app contratar entregadores
acampamento marielle franco pontal do paranapanema sp
Incra cadastra famílias em acampamento do MAST no Pontal do Paranapanema (SP)
ministro rui costa e ministra simone tebet
Mercado financeiro joga contra o país e ignora indicadores positivos, afirmam ministros
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Emprego em alta e benefícios sociais reduzem pobreza no Brasil a menor patamar da história
trabalho intermitente salário minimo 2023
3 em cada 4 trabalhos intermitentes pagaram menos que um salário mínimo em 2023
glovo ifood espanhol contratará entregadores
"iFood" espanhol passa a contratar entregadores após multas milionárias e CEO investigado
piso regional rs reajuste 2024
Piso regional do Rio Grande do Sul terá reajuste de 5,25%; confira valores por faixa salarial