CSB participa de comemoração dos 5 anos do Pacto Nacional pela Primeira Infância

A CSB marcou presença no Seminário Comemorativo dos 5 anos do Pacto Nacional pela Primeira Infância, realizado em Brasília em 29 e 30 de agosto. O evento contou com a participação de autoridades do Judiciário e do governo federal, incluindo o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Lelio Bentes Corrêa, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, e o ministro da Educação, Camilo Santana.

Organizado pelo TST e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o seminário teve como propósito apresentar os avanços alcançados desde o início do Pacto Nacional pela Primeira Infância em 2019, além de renovar o compromisso para os próximos cinco anos. Essa iniciativa engloba mais de 300 órgãos e instituições, criando uma robusta rede de proteção à criança, com foco especial na educação e no combate ao trabalho infantil.

Durante o evento, as autoridades ressaltaram a importância do Poder Judiciário na promoção dos direitos das crianças, alinhando suas ações ao Estatuto da Criança e do Adolescente, ao Marco Legal da Primeira Infância e à Constituição Federal de 1988. Em suas falas, destacaram a importância da sensibilização, mobilização e capacitação dos profissionais do Sistema de Justiça e do sistema de garantia de direitos para assegurar o desenvolvimento integral na primeira infância.

A CSB foi representada no evento pelo Secretário de Organização e Mobilização, Paulo de Oliveira, que destacou a relevância do seminário, sublinhando a necessidade de fortalecer as políticas públicas voltadas para a proteção das crianças, especialmente no combate ao trabalho infantil.

“Este é um compromisso que todos nós, enquanto sociedade, devemos assumir. A primeira infância é um período crucial para o desenvolvimento humano, e é nosso dever garantir que todas as crianças tenham a oportunidade de crescer em um ambiente seguro, saudável e livre de exploração”, afirmou.

Compartilhe:

Leia mais
jorge kajuru inegibilidade trabalho escravo
Projeto de lei propõe inegibilidade de quem estiver na Lista Suja do Trabalho Escravo
Declaração Imposto de Renda 2025
Declaração do Imposto de Renda 2025 passará por mudanças, anuncia Receita Federal; saiba
Antonio Neto e Lula lançamento crédito do trabalhador
CSB acompanha lançamento do "Crédito do Trabalhador", nova modalidade de consignado
reunião centrais marinho e macedo 12-03-25
Centrais sindicais se reúnem com ministros Luiz Marinho e Márcio Macêdo em Brasília
juros consignado clt
Trabalhadores CLT pagam mais juros no consignado que servidores e aposentados
crise saúde mental mulheres afastamentos
Afastamentos relacionados à saúde mental crescem 68% em um ano; mulheres são maioria
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Produtividade aumenta em empresas que adotaram semana de 4 dias de trabalho no Brasil
IRPF 2025
Imposto de Renda 2025: confira tabela, prazos e quem precisa fazer a declaração
regulamentação trabalho aplicativos união europeia
União Europeia: o trabalho em plataformas digitais exige regulação, por Clemente Ganz
processos justiça trabalhista
Sobre números e narrativas na Justiça Trabalhista, por Guilherme Guimarães Feliciano