CSB Mulher participa de debate sobre papel das mulheres na luta por justiça climática

A secretária nacional da Mulher da CSB, Antonieta de Faria, representou a central em um seminário realizado pelo Ministério das Mulheres para promover a participação feminina na luta por justiça climática.

O encontro foi realizado nos dias 30 e 31 de outubro na sede do Sebrae em Brasília e reuniu lideranças sindicais, indígenas, quilombolas e de diversos movimentos sociais que atuam pela igualdade de gênero em todas as áreas.

Leia também: Governo convida dirigentes sindicais para live preparatória para a COP 30; inscreva-se

O objetivo era subsidiar a agenda climática do Ministério das Mulheres a partir da escuta dessas mulheres para incluir a perspectiva de gênero na política climática Brasileira, além de promover o processo participativo para validar metas e ações prioritárias para promoção da Justiça Climática e igualdade de gênero no Plano Clima Adaptação.

Antonieta destacou que as mudanças climáticas afetam primeira e mais intensamente as camadas menos favorecidas da sociedade, que têm menos preparo e recursos para enfrentar suas consequências trágicas. Na prática, isso significa que é justamente a classe trabalhadora, em especial as mulheres, as mais prejudicadas neste cenário.

“A CSB se sensibiliza com todas as trabalhadoras, inclusive aquelas que oficialmente não estão no mercado de trabalho, mas fazem o trabalho invisível de cuidado e de organização de suas comunidades. Nosso objetivo nesse seminário era principalmente dar o apoio da CSB a essas mulheres”, disse.

Outros objetivos do seminário eram:

  • Construir e consolidar as propostas de promoção da justiça climática oriundas dos eventos realizadas em Brasília, Tamandaré e Belém para alimentar a estratégia climática do Ministério das Mulheres visando a COP 30.
  • Contribuir para o conhecimento do processo de construção do Plano Clima Adaptação e os Planos Setoriais de Adaptação e seus espaços de participação.
  • Apresentar e discutir as metas e ações propostas nos planos setoriais referentes à Justiça Climática e Igualdade de gênero.
  • Apoiar as lideranças na mobilização dos seus públicos para a participação qualificada na consulta pública do Plano Clima no Brasil Participativo, potencializando o acesso à plataforma.

A COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) será realizada este mês em Belém (PA), quando o governo apresentará o Plano Clima, que guiará a política climática brasileira até 2035.

Compartilhe:

Leia mais
juros altos famílias endividadas
Juros altos mantêm famílias endividadas, diz CNC; Copom deve elevar Selic nesta quarta
audiencia ministério do trabalho prevenção acidentes motociclistas
Audiência no MTE discute política de prevenção a acidentes com motociclistas profissionais
Debate ALMG PL 2238 servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg defende valorização da carreira em debate na ALMG
Luiz Marinho nega mudança seguro-desemprego
"Deveriam estudar legislação", diz Marinho sobre ideias que mudariam seguro-desemprego
Nota tecnica 09 conalis mpt resumo
Procurador do Trabalho resume principais pontos da Nota Técnica nº 09 da Conalis; entenda
TRT 15 Campinas
Há 80 anos, caso de assédio moral inaugurou Justiça do Trabalho em Campinas
atualização cadastro sindical 2024
Prazo para atualizar cadastro sindical no MTE termina em dezembro; saiba como
CSB Mulher seminário justiça climática
CSB Mulher participa de debate sobre papel das mulheres na luta por justiça climática
nota técnica 09 conalis mpt
Conalis atualiza Nota Técnica nº 09, sobre contribuição assistencial; acesse íntegra
live plano clima e caminhos para a cop 30
Governo convida dirigentes sindicais para live preparatória para a COP 30; inscreva-se