A CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) vai indicar um nome para substituir Lino de Macedo para membro do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), que é ligado à Presidência da República.
Nesta quarta-feira (10), a secretária executiva do Consea, Marília Leão, recebeu o secretário geral da CSB, Álvaro Egea, e Ernesto Pereira, da Direção Operativa da central. No encontro, Marília enfatizou que o conselho aceitará a indicação da CSB para substituir Lino de Macedo como membro conselheiro do Consea.
Presidente do MAST (Movimento dos Agricultores Sem-Terra) e vice-presidente da CSB, Lino faleceu em 1° de abril deste ano devido a complicações decorrentes de um transplante de rim. Ele era o único conselheiro do colegiado representante da agricultura familiar e líder dos assentados do Pontal do Paranapanema.
Ele atuava no conselho desde o segundo mandato do presidente Lula e foi reconduzido ao posto quando o colegiado foi recriado no início do ano passado. Em maio, Lino recebeu homenagem póstuma durante reunião do Consea em Brasília.
Sua última participação como membro do conselho foi no início de março, na 1ª reunião plenária do Consea. Na ocasião, o presidente Lula recebeu o relatório da 6ª Conferência do Consea e assinou dois decretos, um de regulamentação do programa Cozinha Solidária e outro que cria uma cesta básica saudável.
Álvaro contou que a secretária executiva do Consea disse que o combate à fome e à desnutrição se dá de forma efetiva pela geração de emprego e renda, destacando o exemplo da política de valorização do mínimo formulada em parceria com as centrais sindicais e aprovada no ano passado.