Ministro convida centrais sindicais a participarem de discussões do G20 Social

Em café da manhã promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, líderes das principais centrais sindicais brasileiras foram formalmente convidados pelo ministro Márcio Macêdo a integrarem as discussões do G20 Social.

“Participar do G20 Social não é apenas uma oportunidade para discutir temas no grupo de trabalho, mas também para organizar atividades autogestionadas focadas em questões essenciais como combate à fome, pobreza e desigualdade; enfrentamento das mudanças climáticas; e nova governança mundial. É crucial também debater as novas realidades do mundo do trabalho, onde muitos trabalhadores enfrentam insegurança e falta de direitos,” ressaltou Macêdo.

O G20 Social, uma iniciativa que visa promover debates sobre temas cruciais para a sociedade global, será cenário para discussões sobre desigualdade, mudanças climáticas e novas dinâmicas de governança global. Durante a reunião, o ministro destacou a importância da participação ativa das centrais sindicais nesses debates.

“Estamos diante de desafios que exigem respostas coordenadas. A presença das centrais sindicais no G20 Social não é apenas uma oportunidade para trazer a perspectiva dos trabalhadores, mas também para contribuir com soluções globais que promovam a justiça social e o bem-estar da classe trabalhadora”, acrescentou.

Representando a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), estiveram presentes Paulo de Oliveira, diretor da Executiva Nacional, e o assessor Ernesto Pereira. A centrais sindicais lembraram de sua participação recente no Grupo de Engajamento do L20 (Labour 20), compostos por líderes sindicais dos países do G20, com objetivo de debater e articular tema que afetam a classe trabalhadora mundialmente.

Participaram também do encontro lideranças da CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, Intersindical e Pública, além da secretária-executiva da pasta, Kelli Mafort e o diretor de articulação de Políticas Públicas da Secretaria Nacional de Diálogos, Usiel Rios.

Compartilhe:

Leia mais
contra a pec 662023
PEC 66/2023 tenta impor a estados e municípios Reforma da Previdência de Bolsonaro
seca região norte auxílio pescadores
Pescadores afetados pela seca na região Norte receberão auxílio extraordinário
CARF
Empresas do mesmo grupo são solidárias por obrigações previdenciárias, decide Carf
grávida pedido demissão anulado tst
TST anula pedido de demissão de grávida feito sem participação do sindicato
Aloysio correa da veiga presidente tst
Empregado não pode ser PJ, diz próximo presidente do Tribunal Superior do Trabalho
inclusão pessoas com autismo mercado de trabalho
Nova lei promove inclusão de pessoas com autismo no mercado de trabalho
Assédio eleitoral trabalhador indenização
Assédio eleitoral: trabalhador demitido por negar apoio a Bolsonaro será indenizado
Lula precisa dar mais segurança aos trabalhadores
Lula precisa honrar seus compromissos e dar mais segurança aos trabalhadores
Golpe internet indenização trabalhista
Justiça alerta para novo golpe sobre pagamento de indenizações trabalhistas
ataque israel líbano beirute 2024
Nota: centrais pedem diálogo pela paz em meio à escalada de conflitos pelo mundo