Ministro convida centrais sindicais a participarem de discussões do G20 Social

Em café da manhã promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, líderes das principais centrais sindicais brasileiras foram formalmente convidados pelo ministro Márcio Macêdo a integrarem as discussões do G20 Social.

“Participar do G20 Social não é apenas uma oportunidade para discutir temas no grupo de trabalho, mas também para organizar atividades autogestionadas focadas em questões essenciais como combate à fome, pobreza e desigualdade; enfrentamento das mudanças climáticas; e nova governança mundial. É crucial também debater as novas realidades do mundo do trabalho, onde muitos trabalhadores enfrentam insegurança e falta de direitos,” ressaltou Macêdo.

O G20 Social, uma iniciativa que visa promover debates sobre temas cruciais para a sociedade global, será cenário para discussões sobre desigualdade, mudanças climáticas e novas dinâmicas de governança global. Durante a reunião, o ministro destacou a importância da participação ativa das centrais sindicais nesses debates.

“Estamos diante de desafios que exigem respostas coordenadas. A presença das centrais sindicais no G20 Social não é apenas uma oportunidade para trazer a perspectiva dos trabalhadores, mas também para contribuir com soluções globais que promovam a justiça social e o bem-estar da classe trabalhadora”, acrescentou.

Representando a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), estiveram presentes Paulo de Oliveira, diretor da Executiva Nacional, e o assessor Ernesto Pereira. A centrais sindicais lembraram de sua participação recente no Grupo de Engajamento do L20 (Labour 20), compostos por líderes sindicais dos países do G20, com objetivo de debater e articular tema que afetam a classe trabalhadora mundialmente.

Participaram também do encontro lideranças da CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, Intersindical e Pública, além da secretária-executiva da pasta, Kelli Mafort e o diretor de articulação de Políticas Públicas da Secretaria Nacional de Diálogos, Usiel Rios.

Compartilhe:

Leia mais
4 encontro sindical fespume-es
Federação dos Servidores Municipais do ES (Fespume-ES) realiza 4º Encontro Sindical
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta em 20% a produtividade ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social