Audiência no MTE discute prevenção de acidentes com motociclistas profissionais

A redução e prevenção de acidentes envolvendo motociclistas profissionais foi o tema central de uma audiência realizada na manhã desta terça-feira (5) no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com a participação do vice-presidente da CSB Pedro Mourão, representando também a Fenordest (Federação Interestadual das Regiões Norte e Nordeste dos Trabalhadores em Transportes de Mototaxistas, Motoboys, Motofretes e Taxistas) e o Sindmoto de Cajazeiras (Sindicato dos Mototaxistas de Cajazeiras-PB), entidades que preside.

A reunião foi liderada pelo secretário-executivo da pasta, Francisco Macena e contou também com a presença do secretário nacional de Economia Solidária, Gilberto Carvalho, do secretário nacional de Relações de Trabalho, Marcos Perioto, além de outras lideranças sindicais e trabalhadores do setor.

Leia também: Prazo para atualizar cadastro sindical no MTE termina em dezembro; saiba como

Macena fez uma retrospectiva dos 30 anos de discussão sobre o tema e o crescimento da sua complexidade nesse período com a chegada da possibilidade de trabalho por meio de aplicativos.

“Faz ao menos 30 anos que foi iniciado o debate sobre a necessidade de adoção dos Equipamentos Proteção Individual (EPI) para a proteção destes profissionais. Agora é hora de adotarmos medidas que efetivem essa decisão com a regulamentação dos EPis voltados para as características do trabalho neste segmento”, avaliou.

O secretário-executivo apresentou iniciativas para regulamentação, citando o “baú de São Paulo”, medida pioneira que serviu de modelo para regulamentações de equipamentos de segurança. Contudo, lembrou que muitos pontos levantados pelos participantes vão além da alçada do MTE e exigem a colaboração de outros órgãos, como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e que “há limites legais que o Ministério não pode ultrapassar”, especialmente em relação às atividades que ainda não possuem regulamentação formal.

Presente à audiência de forma remota, via internet, o senador Zequinha Marinho, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Mototaxistas e Motofretistas, manifestou preocupação com as questões previdenciárias e trabalhistas das categorias. “Defendo melhores condições de trabalho para os motofretistas, apoiando todas as reinvindicações do segmento, espalhado por todo o Brasil”, disse.

Aumento de acidentes

Dados do DataSUS apontam que os riscos para motociclistas aumentaram significativamente nos últimos anos. Entre 2011 e 2021, as internações no Sistema Único de Saúde (SUS) resultantes de acidentes com motociclistas cresceram 55%, passando de 70.508 para 115.709, conforme o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. Esse crescimento tem impacto na alta taxa de hospitalizações, que foi de 5,5 por 10 mil habitantes em 2020 para 6,1 em 2021.

O crescimento da frota de motocicletas no Brasil também causou aumento nas taxas de acidentes. Dados do Registro Nacional de Veículos Automotores mostram que, entre 2011 e 2021, o número de veículos de duas ou três rodas cresceu 64,7%, saltando de 18,4 milhões para 30,3 milhões. Esse aumento, impulsionado pelo crescimento dos aplicativos de transporte e delivery, contribuiu para que 35,3% das mortes no trânsito fossem de motociclistas.

Com informações de MTE
Foto: CSB

Compartilhe:

Leia mais
almirante othon recebe honraria da academia brasileira de ciencia
Mais importante cientista nuclear brasileiro, almirante Othon recebe honraria da ABC
Reunião ministério do trabalho benzeno
Sindicatos pedem debate amplo sobre revisão de NR que protege trabalhador exposto ao benzeno
fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população
Fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população, aponta pesquisa
justiça do trabalho sp aplica multa ao ifood e manda contratar entregadores
Justiça do Trabalho em SP multa iFood em R$ 10 milhões e manda app contratar entregadores
acampamento marielle franco pontal do paranapanema sp
Incra cadastra famílias em acampamento do MAST no Pontal do Paranapanema (SP)
ministro rui costa e ministra simone tebet
Mercado financeiro joga contra o país e ignora indicadores positivos, afirmam ministros
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Emprego em alta e benefícios sociais reduzem pobreza no Brasil a menor patamar da história
trabalho intermitente salário minimo 2023
3 em cada 4 trabalhos intermitentes pagaram menos que um salário mínimo em 2023
glovo ifood espanhol contratará entregadores
"iFood" espanhol passa a contratar entregadores após multas milionárias e CEO investigado
piso regional rs reajuste 2024
Piso regional do Rio Grande do Sul terá reajuste de 5,25%; confira valores por faixa salarial