O segundo dia da 112ª Conferência Internacional do Trabalho foi dedicado às discussões nos comitês, dos quais a comitiva da CSB e outras centrais participam ao lado de representantes dos trabalhadores de todo o mundo.
No Comitê de Aplicação de Normas, o destaque foi a discussão sobre um levantamento geral sobre administração do mundo do trabalho em transformação, com foco na aplicação da Convenção 150 da OIT. O relatório destaca que as administrações públicas devem aprimorar a promoção do diálogo social entre entidades representativas de trabalhadores e empregadores para as soluções de conflitos que as mudanças inevitavelmente geram.
Na mesma reunião, o representante dos trabalhadores argentinos, Gerardo Martinez, denunciou os graves retrocessos pelos quais a classe trabalhadora está passando no país vizinho com o governo de Javier Milei, que tenta sufocar o movimento sindical, acabar com os direitos dos trabalhadores e liquidar o Estado.
Em 2022, o presidente da CSB, Antonio Neto, foi o representante dos trabalhadores brasileiros na Conferência e também aproveitou a oportunidade para denunciar diante do mundo os desmontes promovidos pelas reformas trabalhista e da previdência e o ataque contínuo do então governo Bolsonaro aos sindicatos e aos direitos dos trabalhadores, situação enfrentada atualmente pelos argentinos.
O líder dos trabalhadores na Comissão, Marc Leemans, criticou o uso de termos vagos como “reformas econômicas” para falar sobre medidas que podem impactar os trabalhadores e muitas vezes retiram seu direito ao trabalho digno e proteção social.
Ele também ponderou que a saúde financeira das empresas é importante para criação e manutenção de empregos, mas destacou que não há empresa sem os trabalhadores. Portanto, a busca por direitos trabalhistas e sociais não buscam impedir a prosperidade econômica de um negócio, mas garantir a dignidade de todos e reduzir as desigualdades.
A Conferência reúne outros seis comitês onde ocorrem as discussões, como:
- Comitê de Discussão Recorrente sobre Princípios e Direitos Fundamentais
- Comitê de Padronização dos Rios Biológicos
- Comitê de Discussão Geral sobre Trabalho Decente e Economia do Cuidado
Lula confirma presença
O presidente Lula confirmou que participará da Conferência no dia 13 de junho, no fórum de inauguração da Coalisão Global por Justiça Social, da qual o Brasil é membro representado pelo Ministério do Trabalho.
Lula é um dos copresidentes do grupo de coordenação da Coalisão, do qual fazem parte 52 países e outras 200 organizações representativas de trabalhadores e de empregadores e outras organizações internacionais.
O presidente brasileiro falará na abertura do fórum ao lado do secretário-geral da OIT, Gilbert Houngbo, e do presidente da Conferência, Alexei Buzu.
Acompanhe a cobertura da CSB na 112ª Conferência Internacional do Trabalho:
Direito ao trabalho digno é destaque na abertura da 112ª Conferência da OIT
CSB participa da 112ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT; veja agenda