Trabalhadores em condição análoga à escravidão são resgatados de empresa

Trabalhando em condições análogas à escravidão de dois empreendimentos da MRV Engenharia em São Leopoldo e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, 16 trabalhadores foram resgatados em uma operação de fiscalização. Rubens Menin, fundador da CNN Brasil e do Banco Inter, é o dono da MRV. As informações são do UOL.

Segundo a fiscalização, os funcionários eram aliciados em cidades do interior do Maranhão. Eles precisavam pagar até R$ 500 pela vaga, o que é proibido por lei, e recebiam promessas de salários e boas condições de trabalho. As vítimas só percebiam que eram enganadas quando chegavam aos empreendimentos.

Na tentativa de abandonar o falso trabalho, os funcionários logo percebiam que a empresa não fornecia recursos para voltarem para suas cidades de origem e, como não tinham dinheiro, continuavam trabalhando.

O Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul pontuou que as vítimas “vinham sofrendo descontos em cobrança por uma ‘cesta básica’, o que diminuía ainda mais as chances de os trabalhadores conseguirem reunir as condições para abandonar o lugar e voltar ao estado”.

A MRV Engenharia foi notificada e vai ter que pagar os direitos trabalhistas das 16 vítimas, a começar pelo deslocamento para suas cidades no Maranhão. A empresa ainda terá de pagar a diferença entre o que foi oferecido no momento do aliciamento e o que vinha sendo pago aos funcionários. Os trabalhadores receberão três meses de seguro desemprego, direito assegurado às vítimas da escravidão contemporânea.

Por meio de comunicado, a MRV disse que “não compactua com nenhuma irregularidade na contratação de colaboradores”, que “suspendeu imediatamente o contrato com a empresa de recrutamento” e que “apresentou todos os esclarecimentos e documentos que comprovam que os trabalhadores foram contratados de forma regular”.

Esta não é a primeira vez que a MRV se envolve em casos do tipo. Segundo o colunista do UOL Leonardo Sakamoto, já houve resgates em obras da empresa em Macaé (RJ), em 2014, Contagem (MG), em 2013, Americana e Bauru (SP) e Curitiba (PR), em 2011.

Fonte: Istoé

Compartilhe:

Leia mais
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara