75 anos da CLT: nada é mais moderno do que proteger o homem da exploração

Em maio, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) comemora 75 anos. Por este motivo, e pela notória importância de uma legislação trabalhista forte, a CSB atualizou sua antiga cartilha, feita em comemoração das sete décadas da lei, completadas em 2013.

Este material dos 75 anos conta a história da criação da CLT, assinada pelo presidente Getúlio Vargas no dia 1ª de maio de 1943, por meio do Decreto-Lei nº 5.452

De importância única e insubstituível para a classe operária, a Consolidação das Leis do Trabalho serviu de base para todos os avanços conquistados, sejam eles constitucionais ou advindos das Convenções Coletivas de Trabalho, uma vez que fortaleceu os sindicatos e lhes garantiu estrutura e independência para enfrentar a força do capital.

Não é exagero afirmar que as leis trabalhistas promoveram a libertação da escravatura, na prática, para muitos brasileiros. Nos dias de hoje, porém, ela sofre com seu principal golpe: a Lei 13.467, da reforma trabalhista.

Mais de cem artigos foram alterados para precarizar as relações trabalhistas e prejudicar o lado mais fraco na relação capital-trabalho: os trabalhadores brasileiros.

Mas a CLT representa a segurança do trabalhador e uma carta sagrada para os empresários sérios e modernos, pois nada é mais moderno do que combater a desigualdade.

Nesta cartilha, contamos como a reforma trabalhista mexe com os direitos dos mais pobres e das mulheres. Abordamos também como a CSB age para enfrentar estes retrocessos.

Este, portanto, é um pequeno resumo do que a cartilha apresenta sobre os 75 anos da mais poderosa arma dos trabalhadores brasileiros contra a exploração do capital. Esperamos que você aprecie a leitura.

Arquivos (clique no link com o botão direito e selecione “salvar como…”)

[one_half]

Cartilha CSB – CLT 75 anos

[/one_half]

[one_half_last]

Logo CLT 75 anos

[/one_half_last]

 

[one_half]

CLT-banner-90x120cm-1-de-maio

Banner

[/one_half]

[one_half_last]

CLT-faixa-90x120cm-1-de-maio-(1)

Faixa

[/one_half_last]

[one_half]

Panfleto

[/one_half]

[one_half_last]

[/one_half_last]

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem