Representante dos taxistas assume Secretaria de Serviços Públicos em Guarulhos (SP)

Edmilson Americano lutou ao lado da CSB pela aprovação do PL 5587/16, que regulamenta aplicativos como o Uber

Recém-empossado como secretário de Serviços Públicos de Guarulhos (SP), o ex-vereador do município e presidente da Abracomtaxi (Associação Brasileira das Associações e Cooperativas de Motoristas de Táxi), Edmilson Americano, afirma que abertura de licitação para a coleta de lixo da cidade será prioridade em 2018. Segundo o secretário, o objetivo é suprir uma lacuna nos serviços prestados à cidade e na operação do aterro municipal, que desde 1975 eram realizados pela Quitaúna.

Atualmente, a coleta de lixo de Guarulhos é feita pela empresa Trail, cujo contrato foi fechado de modo emergencial no início do ano e possui prazo de seis meses.

“Nós temos que agora soltar a nova licitação para a coleta de lixo e [operação] do aterro. Então, a faremos de forma muito transparente e enfrentaremos essa questão da destinação do lixo que não é só municipal, é mundial. Queremos implantar ao longo tempo, inclusive, a coleta seletiva também e fazer um grande trabalho para Guarulhos. E com certeza a licitação será aberta este ano, vamos fazer o mais breve possível, mas, no primeiro momento, vamos organizar toda a Secretaria para começar a implementar os projetos”, garante Americano.

O secretário ainda ressalta que o trabalho será feito mediante um orçamento enxuto devido à dívida de R$ 7,5 bilhões que a prefeitura herdou das antigas administrações públicas.

“A Secretaria de Serviços Públicos é um grande desafio porque ela cuida de toda a zeladoria da cidade. O município de Guarulhos é o segundo maior do estado em população e em território, então é um desafio muito grande, porque temos que trabalhar, trabalhar, trabalhar com poucos recursos. O prefeito Guti assumiu a gestão com uma dívida bilionária”, destaca.

Mobilidade Urbana e Taxistas

Como um dos principais representantes dos taxistas no município, Americano também assegura que continuará na luta em defesa das reivindicações e dos direitos dos profissionais. Vice-presidente da Guarucoop (Cooperativa dos Taxistas do Aeroporto Internacional de Guarulhos) e presidente por 11 mandatos consecutivos, a manutenção dos seus cargos nas entidades de representação da categoria já é de conhecimento do prefeito Guti.

“Conversei com o prefeito sobre continuar como presidente da Abracomtaxi e, evidentemente, em horários livres, vou continuar lutando pela categoria. Por exemplo, já fui convidado a participar de um fórum de secretários para discutir a questão da mobilidade urbana, serei um dos palestrantes. Então, sempre que eu puder lutar pelos taxistas, farei isso. ”

A nomeação de Edmilson Americano foi celebrada pelos sindicalistas. De acordo com o vice-presidente da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), Francisco Moura, o secretário é considerado a maior liderança do movimento do táxi no Brasil e teve importante papel na campanha pela aprovação do Projeto de Lei (PL) 5587/16, que trata da regulamentação dos aplicativos de transporte individual, como o Uber.

“O Americano é um grande líder e tem uma história dedicada ao táxi. Sua participação na aprovação do PL foi decisiva. Ele foi o cara que mais organizou e se dedicou junto à CSB. Além disso, é um orgulho muito grande ver um taxista ocupando um cargo de tamanha importância na cidade de Guarulhos. Nos sentimentos representados”, acredita Moura.

Entenda a luta dos taxistas pela aprovação do PL 5587/16.

Compartilhe:

Leia mais
4 encontro sindical fespume-es
Federação dos Servidores Municipais do ES (Fespume-ES) realiza 4º Encontro Sindical
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta em 20% a produtividade ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social