Conselho Nacional de Saúde analisa decisão do Ministério de sintetizar em 6 mais de 700 portarias

Vice-presidente da CSB e presidente da FNO é uma das conselheiras que irão apresentar um estudo sobre a consolidação dos assuntos

A presidente da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) e vice-presidente da CSB, Joana Batista, participou, nesta terça-feira (6), da segunda reunião do Grupo de Trabalho (GT) do Conselho Nacional de Saúde em Brasília. O objetivo do encontro foi debater a decisão do Ministério da Saúde de consolidar 749 portarias da pasta em apenas 6, sem consultar o posicionamento dos representantes dos trabalhadores sobre o tema. A discussão aconteceu na sede da FNO.

Para analisar as mudanças, o Conselho formou uma Comissão, cujo foco será apresentar um estudo a respeito das consolidações em até três meses. De acordo com a conselheira Joana, o propósito é proteger os direitos dos profissionais da área e o próprio funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de uma análise detalhada da proposta de “síntese de portarias” feita pela pasta.

“O Ministério possui 18 mil portarias. Eles pegaram 749 e consolidaram em 6. Agora, precisamos saber se houve algum prejuízo para os trabalhadores e usuários do sistema de saúde deste País. Vamos analisar uma a uma para entender o que foi para dentro das seis portarias e o que foi retirado”, explica Batista.

A sindicalista ainda ressalta que tais mudanças, em um “momento crítico que o Brasil vive”, é motivo de preocupação. “O SUS vai fazer 30 anos agora, então são muitas portarias para consolidar e implantar no Sistema. Nessa altura do campeonato, com tantos ataques à saúde do País, a gente tem que fazer esse estudo com muita responsabilidade para saber se houve perdas aos cidadãos brasileiros”, complementa a presidente da FNO, entidade que representa cerca de 200 mil cirurgiões-dentistas no Brasil.

Participação pública

A população também poderá colaborar com a análise do Conselho Nacional de Saúde pela internet. Segundo a conselheira, em breve, será disponibilizado no site do Ministério da Saúde um link pelo qual cada interessado conseguirá opinar a respeito do tema. O estudo final será apresentado em abril.

Compartilhe:

Leia mais
4 encontro sindical fespume-es
Federação dos Servidores Municipais do ES (Fespume-ES) realiza 4º Encontro Sindical
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta em 20% a produtividade ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social