Por condições de trabalho dignas, rurais de Itaitinga ocupam Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará

Categoria exige cumprimento do compromisso firmado com governador para a cessão de terras estaduais às atividades dos trabalhadores

Cerca de 150 trabalhadores rurais da cidade de Itaitinga, região da grande Fortaleza, ocuparam, na manhã desta quarta-feira (30), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado do Ceará, na capital do estado, pelo cumprimento da promessa do governador Camilo Santana ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Itaitinga (STTR) na concessão de uso das terras localizadas na bacia hidrográfica do açude do Riachão-Gavião.

Durante reunião, que aconteceu em 19 de julho, o chefe do executivo se comprometeu com a causa dos trabalhadores, mas até agora não deu andamento no processo de licença para o uso das terras, que atualmente são usadas por mais de 500 famílias no desenvolvimento da agricultura.

Segundo o presidente do sindicato, Antônio Veranilson, a ocupação aconteceu para pressionar o governo nessa reivindicação antiga da categoria. “Ele se comprometeu a dar a concessão de uso em pouco tempo, e já faz 40 dias e não marcaram nada com a gente. Fizemos a ocupação para pressionar o governo a marcar essa audiência”, falou Veranilson, que garante que outros atos irão acontecer.

“Nós desocupamos e ainda não foi marcado nada, demos o prazo de até sexta-feira (1) para que essa audiência seja marcada. Se isso não acontecer, voltaremos a ocupar a secretária na próxima semana e com mais trabalhadores e com mais força para pressionar o governo”, completou.

O ato contou com o apoio da Seccional Ceará da CSB. Para Veranilson,a ajuda é fundamental para a categoria. “O apoio em forma de presença e na logística do ato é de fundamental importância. Ficaria muito difícil para gente se não pudéssemos contar com a ajuda da Central”, finalizou o presidente do sindicato.

Presidente da Seccional Ceará, Francisco Moura, esteve presente durante o ato e garantiu que a Central estará ao lado dos trabalhadores rurais. “Os trabalhadores perderam a paciência, a CSB acha justa a reivindicação e estaremos juntos com eles sempre nessa luta, exigindo que o governador cumpra com a palavra dele. Os trabalhadores rurais terão nosso apoio total na luta pela terra, na luta pela defesa do Brasil e pelo homem do campo”, declarou Moura, que também é vice-presidente da CSB.

Compartilhe:

Leia mais
Sinplalto filiação CSB
Sindicato dos Servidores Municipais da Microrregião de Araxá anuncia filiação à CSB: "nova fase"
vagas emprego sine carteira de trabalho digital
Vagas de emprego do Sine estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Luiz Marinho destaca conquistas lideradas pelo Ministério do Trabalho em 2024
Sindpd aciona empresas que usam desoneração sem enquadramento sindical
Sindpd-SP inicia processos contra empresas que utilizam desoneração sem enquadramento correto
intercambio sindical em Washington
Sindicalistas do Brasil e dos EUA trocam experiências em programa de intercâmbio em Washington
INSS pagamento automatico auxilio doença
INSS suspende bloqueio de pagamento do benefício por falta de comprovação de vida
fake news não há nova contribuição sindical
Ao contrário do que diz a imprensa, não há nova contribuição sindical em discussão no país
reunião dieese servidores públicos
Servidor público, participe de reunião estratégica na defesa de seus direitos; acesse o link
Fessergs toma posse no conselho do IPE Saude
Presidente e vice-presidente da Fessergs tomam posse como conselheiros do IPE Saúde
TST novas regras recursos
Admissibilidade de recursos no TST tem novas regras a partir de fevereiro; saiba o que muda