Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB Mato Grosso abre seu primeiro Congresso Estadual

CSB Mato Grosso abre seu primeiro Congresso Estadual

Nos próximos dias, dirigentes mato-grossenses assistirão a palestras de formação e qualificação sindical, além de eleger sua diretoria estadual

Após passagem por Santa Catarina, Ceará, Rio de Janeiro e Paraná, começou na noite desta terça-feira (20) a primeira edição do Congresso Estadual da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) seccional Mato Grosso. A abertura do evento contou com a presença do ex-ministro Ciro Gomes, que apresentou seu projeto de desenvolvimento nacional. Para ele, o Brasil precisa retomar o crescimento da indústria nacional e equilibrar as finanças públicas para se desenvolver de maneira substancial.

Antonio Neto, presidente da CSB, explicou a importância da formação sindical dos dirigentes. Neto também lembrou a vitória dos trabalhadores, na tarde desta terça, com a rejeição do relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) na votação da reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal.

“Temos uma visão diferenciada de central, nosso papel é fortalecer os sindicatos e vamos fazer isso nesses dois dias de eventos. Nos dois primeiros dias vocês terão noções de como se dirigir à base, conhecerão mais sobre o movimento progressista e terão mais informações sobre as reformas. Precisamos informar nossa base, pois estamos vivendo um momento muito difícil.  Hoje (20), tivemos uma vitória, mas apenas ganhamos uma batalha, e não vencemos a guerra. Podemos vencer na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); para isso, precisamos trazer aqueles senadores do “centrão” para o nosso lado, e conseguiremos isso levando consciência para eles”, falou o presidente da CSB.

O evento, que acontece na capital Cuiabá, reunirá até a próxima sexta-feira (23) dirigentes de entidades sindicais filiadas à Central no estado, que discutirão o atual cenário político do Brasil e as reformas que ameaçam os direitos dos trabalhadores, além de eleger a diretoria da seccional. Diany Dias, vice-presidente da CSB e presidente do SINTAP/MT, agradeceu a presença de todos e definiu a realização do Congresso como um sonho.

“Esse primeiro Congresso é um sonho que está sendo realizado. A criação da CSB Mato Grosso é o fortalecimento do movimento sindical no estado, que faz o nosso sindicalismo mais aguerrido e mais definido nas lutas que vêm sendo traçadas pela CSB. Conto com cada um de vocês que está presente e vamos juntos construir a CSB Mato Grosso”, disse.

Integrante da Direção Nacional da CSB e do Fórum Sindical, Antonio Wagner de Oliveira saudou, emocionado, a realização do evento. “Começamos com 15 sindicatos no estado e hoje somos mais de 40. E essas entidades vieram porque firmamos um compromisso e cumprimos, demos suporte e os ajudamos, pois esse é o nosso propósito. Queremos formar os dirigentes para que eles sejam multiplicadores em suas bases”, completou.

A presidente do Sindicato dos Servidores de Rondonópolis, Jeane Lima, confirmou que o Congresso é um momento único. “A Central busca o fortalecimento dos sindicatos, somos Getulistas pois Getúlio deu aos trabalhadores direitos. Não podemos deixar que esses direitos sejam subjugados. Teremos uma semana bem proveitosa, pois vamos debater situações que precisam ser lembradas e criar metas para alcançar melhorias do nosso País, para que ele volte a se desenvolver”, destacou.

Parlamentares mato-grossenses também estiveram presentes na cerimônia de abertura do congresso. O deputado estadual Zeca Viana (PDT) enfatizou a força da CSB e a importância da entidade no estado. “A CSB, que surgiu há poucos anos, é um movimento fortíssimo, atualmente é segunda ou terceira no Mato Grosso. Precisamos unir os sindicatos, os trabalhadores e o setor produtivo. Um sindicato forte é um país mais justo”, declarou.

Vereador da cidade de Cuiabá, Dilemario Alencar (PROS) festejou o encontro. “A gente que vem do movimento sindical deseja boa sorte para a organização da CSB. Eu gostei muito do tema “Sindicato forte, um Brasil mais justo”, pois somente com a unidade dos trabalhadores vamos poder construir um País mais justo. Viva a CSB!”, parabenizou.

O deputado estadual Allan Kardec (PT) também fez parte da mesa de debate e parabenizou a entidade pela realização do congresso.

União nas lutas

O vereador da cidade de Santa Carmen, Diorgene Souza Araújo (PDT), entregou aos dirigentes do mato Grosso uma moção de apoio à CSB, proposta por quatro vereadores do município. Segundo o parlamentar, a moção foi aprovada de maneira unanime nesta segunda-feira (19).

Com discurso de unidade da classe trabalhadora e do movimento sindical, João Dourado, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Mato Grosso, declarou o desejo da continuidade desta união na defesa dos direitos dos trabalhadores, conquistados com muita luta. “Precisamos entender que os ataques vêm para destruir todos os direitos dos trabalhadores, e precisamos continuar nessa unidade para defender os direitos sociais, humanos e de toda classe trabalhadora. Luta, unidade e parabéns à CSB”, finalizou o dirigente.

Veja a galeria de fotos