Central dos Sindicatos Brasileiros

Representantes dos trabalhadores do setor questionam gestão do Ministério da Saúde

Representantes dos trabalhadores do setor questionam gestão do Ministério da Saúde

Críticas aconteceram durante reunião do Conselho Nacional de Saúde; no mesmo dia, o Sindodonto/PB protocolou denúncia no TCE da Paraíba contra governo

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) promoveu, na última quarta-feira (21), a sua 302ª reunião para debater a atual gestão do Ministério da Saúde, o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a realidade da saúde pública brasileira. Na ocasião, participou do encontro com o objetivo de representar a categoria dos cirurgiões-dentistas a presidente da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) e a vice-presidente da CSB, Joana Batista. A reunião aconteceu em Brasília.

Durante o debate dos assuntos abordados nos eixos-temáticos, as críticas às propostas e administração do Ministério da Saúde tiveram destaque. De acordo com publicação no site do CNS, os conselheiros não aprovam o “fim dos blocos de financiamento por áreas para estados e municípios”, pois, segundo os representantes dos trabalhadores, a decisão “dificulta a fiscalização do controle social” e ainda não aceitam o congelamento nos investimentos no setor por 20 anos, determinado pela Emenda Constitucional 95/2016.

Para os conselheiros e a dirigente Joana Batista, “a questão do controle social do SUS é muito importante” e não pode ser negligenciada pelo poder público. Além disso, a chamada nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB/2017), instaurada pela Portaria 2.436/17, voltou a ser apontada como uma ameaça aos agentes de saúde e endemias – o que foi rebatido pelo ministro Ricardo Barros, presente na reunião.

Segundo o ministro, “os agentes de saúde e de endemias farão agora o atendimento integral nas residências. Ou seja, o servidor do SUS, quando for às casas, já vai olhar se há focos de dengue e a saúde da família. Isso vai dar um grande aumento de produtividade”. Ainda conforme publicação no portal da CNS, Barros afirma que a pasta pretende investir R$ 1,25 bilhão na formação de agentes de saúde como técnicos em enfermagem. O projeto é amplamente criticado pela categoria dos agentes.

Clique aqui e entenda quais são as ameaças aos ACS e ACE.

Ao longo 302ª reunião do Conselho, o ministro também homologou a Resolução nº 565, “que reafirma a necessidade da assistência farmacêutica em hospitais de pequeno porte, em virtude da complexidade do serviço, independentemente do número de leitos disponíveis”.

Denúncia contra o governador da Paraíba

No mesmo dia da reunião do Conselho Nacional de Saúde, o Sindicato dos Odontologistas da Paraíba (Sindodonto/PB) também se mobilizou em defesa dos salários dos servidores do estado por meio de uma denúncia protocolada junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O documento, publicado no dia 21/02, requere que um laudo pericial, feito pelo auditor Antônio de Souza Castro, seja anexado ao processo de análise de prestação de contas do “Programa Empreender”. Segundo o Sindicato, o governo tem usado o projeto para destinar milhões de reais e deixar de reajustar os salários dos servidores públicos estaduais civis e militares da Paraíba há mais de três anos.

“Considerando os imensos valores empenhados no Programa Empreender, a princípio e em tese, a fundo perdido, como subliminarmente exposto na perícia Judicial em anexo; considerando que o Governo do Estado já há mais de 3 anos não implementa, como determinado na Lei 9.703, de 14 de maio de 2012, que institui a data base, reajuste ao servidor público estadual para todas as categorias, indistintamente como determina supra mencionada lei, o Sindodonto vem apresentar, calcado no artigo 51 da Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado, denúncia sobre os fatos envolvendo o programa Empreender, do Governo do Estado”, diz o documento protocolado pela Entidade, cuja representação é feita pela sua presidente Joana Batista.

Em foto publicada no blog do jornalista Marcelo José, aparece um cheque em que o governo repassa ao programa, em um único depósito, no ano de 2014, R$ 149 mil.

Vigilância em Saúde

Nesta semana, entre os dias 27/02 e 02/03, o Conselho Nacional de Saúde realiza a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS). De acordo com o Conselho, “o objetivo do evento é construir a Política Nacional de Vigilância em Saúde, que vai nortear as ações do Ministério da Saúde na área”.

Ainda segundo o CNS, direito, conquistas e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) serão os temas centrais da Conferência, que deve reunir cerca de 2 mil pessoas no Centro de Eventos da Ascade, no Distrito Federal.

Para saber mais sobre a Conferência, clique aqui.