Central dos Sindicatos Brasileiros

Sindicatos da Bahia se reúnem para organizar mobilizações contra as reformas

Sindicatos da Bahia se reúnem para organizar mobilizações contra as reformas

Entidades e novos filiados irão aderir ao Dia Nacional de Mobilização Rumo à Greve Geral

Engajados nas lutas em defesa da manutenção e ampliação dos direitos trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores nordestinos e de todo o País, os sindicatos filiados à CSB da Bahia se reuniram, na manhã desta quinta-feira (8), para debater as próximas ações do movimento sindical com o objetivo de fortalecer a mobilização no estado. O encontro aconteceu na sede da Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal (Ansef), em Salvador.

Conforme a agenda de manifestações divulgada pela centrais na última quarta-feira, as entidades sindicais baianas pretendem organizar protestos em adesão ao Dia Nacional de Mobilização Rumo à Greve Geral, que acontecerá no 20/06, dez dias antes da greve geral. De acordo com o secretário de Comunicação da CSB, Alessandro Rodrigues, presente na reunião, o objetivo é expandir a resistência às reformas do governo em cada canto do Brasil.

“É necessário que os sindicatos estejam ativos e atuantes, principalmente nos atos do dia 20/06 e na greve geral do dia 30/06, para conscientizar a população de todo o País a respeito das atrocidades que o governo vem perpetrando contra os trabalhadores. Nós não podemos e não iremos deixar que a CLT seja rasgada e o acesso à aposentadoria impedido àqueles que mais precisam da assistência do Estado – os pobres, mulheres e trabalhadores do campo – por conta dos desmandos do Poder Executivo e do Congresso Nacional”, conclama Rodrigues.

A greve geral tem como bandeiras de luta a derrubada da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16, que trata da reforma da Previdência, e do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 38/17, que aborda a reforma trabalhista. Os projetos, além de retirarem direitos dos trabalhadores, precarizam a saúde e a segurança do trabalho.

Clique aqui para mais informações sobre a mobilização de 20 de junho e a Greve Geral

Curso e filiações

Durante a reunião, a realização de um curso de negociação coletiva para dirigentes do setor rural e uma plenária estadual, no último trimestre do ano, com todos os sindicatos filiados e convidados também foram discutidas. No encontro ainda foram anunciadas duas novas filiações à CSB. A partir de hoje, o Sindicato dos Trabalhadores Marítimos da Bahia e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aratuípe integram a base da Central.

Compartilhe!