Central dos Sindicatos Brasileiros

SITRAMONTI/MG promove Seminário de Pauta

SITRAMONTI/MG promove Seminário de Pauta

Evento dá a largada para a Campanha Salarial 2015/2016 da categoria

O Sindicato dos Trabalhadores em Montagens Industriais em Geral do Estado de Minas Gerais (SITRAMONTI/MG) promove hoje, 02, o V Seminário dos Trabalhadores da Montagem, Manutenção e Prestação de Serviços nas Áreas Industriais. O evento tem como objetivo debater o mercado e as condições de trabalho da categoria e também dar início à Campanha Salarial 2015/2016. O evento teve o apoio da Central dos Sindicatos Brasileiros.

Durante o evento, o presidente do SITRAMONTI/MG, José Geraldo Domingues, falou sobre a crise que o setor da construção tem enfrentado no País por conta da crise política. Segundo ele, a paralisação das obras da Petrobrás e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tem contribuído e muito para as dificuldades que a categoria tem enfrentado. Com o desemprego e a falta de obras, criam-se vários problemas.

“A condição social do trabalhador piora e ele fica sem dinheiro para cumprir seus compromissos. 1200 trabalhadores foram demitidos com a interrupção do projeto de construção da Planta de Amônia (UFN V) em Uberaba”, ressaltou Domingues. De acordo com o presidente da entidade, o seminário tem a função de orientar e politizar os trabalhadores sobre o atual cenário do setor.

A entidade também pediu alterações na Lei  8.666, de 21 de Junho de 1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências com relação às obras. O SITRAMONTI/MG quer que a norma garanta os salários dos trabalhadores da construção civil e também o término das obras.

“A situação, hoje, está meio complicada. Muitas obras que estavam em andamento paralisaram e outras programadas para iniciar não iniciaram. Há muitos trabalhadores desempregados. Por isso, o propósito do Seminário é que o trabalhador absorva as informações e dissemine os ensinamentos nas obras”, explicou Domingues.

Antonio Neto, presidente da CSB, esteve presente no seminário. “É importante, companheiros, que haja clareza de que o Brasil vive hoje uma crise política que se expandiu e gerou a crise econômica. Porém, essa recomposição política apresentada pelo Congresso, hoje, é um sopro de esperança de que as coisas vão se acalmar no cenário político, e com isso o País irá retomar o crescimento econômico”, afirmou o presidente.

Neto parabenizou o sindicato pela iniciativa de organizar um seminário de pauta. “A Central sempre estará disposta a participar e apoiar eventos como este, que visa o fortalecimento do movimento sindical. Com sindicatos mais fortes, quem ganha são os trabalhadores”, disse.

Durante o evento também aconteceram novas filiações à CSB. O presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de Minas Gerais, Cláudio Ferreira Santos, foi um dos dirigentes sindicais que confiou no trabalho da Central dos Sindicatos Brasileiros e se juntou à CSB na luta pelos trabalhadores.