Central dos Sindicatos Brasileiros

Técnicos agrícolas do INAGRO reivindicam reajuste salarial de 25%

Técnicos agrícolas do INAGRO reivindicam reajuste salarial de 25%

CSB e SINTAG/MA mediam negociação com representantes do Instituto

Para debater o reajuste salarial e as condições de trabalho dos servidores do Instituto de Agronegócios do Maranhão (INAGRO), o representante regional da CSB e presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do MA (SINTAG/MA), Wennder Rocha, e o secretário-geral do Sindicato, Edmar Barbosa, reuniram-se com o Instituto na última quinta-feira (18/06). Os trabalhadores lutam por uma elevação de 25% na folha de pagamento.

De acordo com Rocha, “devido ao desinteresse na área agropecuária dos governos anteriores, os salários pagos aos funcionários do Instituto são muito inferiores ao piso do mercado”. “Além disso, há servidores com salários atrasados, por isso que o Sindicato e a própria CSB entraram nesta luta”, explica o representante da Central.

A bandeira levantada pela CSB e o SINTAG/MA durante o encontro é reverter os 25% do aditivo contratual entre o Estado e o INAGRO a favor dos técnicos agrícolas, servidores do órgão. Segundo Rocha, todo contrato feito entre instituições e governo determina um teto de aditivo orçamentário para situações de emergências financeiras, e a instituição possui viabilidade de quitar os débitos com os servidores e realizar este ajuste salarial. “Há possibilidade de aumento real ainda este ano”, assegura Wennder Rocha.

Outros tópicos debatidos durante o encontro foram o acesso ao adicional de insalubridade, segurança no local de trabalho e falta de equipamentos essenciais à execução do serviço dos técnicos agrícolas do INAGRO. A pauta de reivindicações será encaminhada para endosso dos servidores e definição oficial de estratégias de ações em assembleia. A data da reunião ainda não foi determinada.

Conforme declaração do presidente do Sindicato, “a direção do Instituto se comprometeu a colaborar com a assembleia da categoria, mas a aprovação dos requerimentos dos trabalhadores não depende só da instituição”. Segundo Wennder Rocha, pelo INAGRO ser um instituto de direito privado, sem fins lucrativos, que presta serviço aos principais órgãos estaduais voltados para o setor, a pauta também será enviada ao governo do Maranhão.

Entre os órgãos para os quais a instituição fornece mão de obra estão o Instituto de Colonização e Terras do MA (ITERMA), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do MA (AGED/MA) e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do MA (AGERP/MA) – ambas as últimas ligadas à Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar do Estado do Maranhão.