Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB debate precarização do serviço público em evento na Bahia

CSB debate precarização do serviço público em evento na Bahia

Secretário de Mobilização da Central no Ceará criticou a Lei de Responsabilidade Fiscal, falta de concursos e de investimento

O secretário de Mobilização da CSB Ceará e vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Sindagri), Dimas Oliveira, ministrou palestra nesta quarta-feira (6) sobre precarização no serviço público. A exposição foi promovida durante a VI Conferência Nacional e I Internacional de Defesa Agropecuária, que acontece em Salvador, na Bahia.

Durante a palestra, o dirigente focou suas críticas na Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Entretanto, de acordo com ele, a legislação “é o primeiro ato de ‘legalização’ da terceirização porque limita gasto com servidores, e não os gastos com os terceirizados”.

Dimas Oliveira afirmou que o governo não dá “condições necessárias para que os servidores executem sua função de servir ao público como deveria ser feito”. “Isso faz com que o Estado denigra o serviço público e venda a terceirização como melhor alternativa”, pontuou.

O secretário também frisou que a falta de promoção de concursos públicos faz com que aumente a contratação de terceirizados.