Central dos Sindicatos Brasileiros

Supervisor do Dieese afirma que haverá quebra geral e é fundamental proteger renda, emprego e a saúde do trabalhador

Supervisor do Dieese afirma que haverá quebra geral e é fundamental proteger renda, emprego e a saúde do trabalhador

Em reunião da seccional paulista da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB-SP), realizada na manhã de terça-feira (26), via vídeo conferência, o supervisor técnico do escritório regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) em São Paulo, Victor Pagani, abordou o tema “O Mundo do Trabalho pós pandemia”. Segundo ele, haverá quebradeira geral, enorme, um quadro muito preocupante e irá afetar os trabalhadores. “É fundamental pensar e buscar preservação da saúde, do emprego e da renda dos trabalhadores.”

Ainda de acordo com o palestrante, a economia no governo (Jair) Bolsonaro (sem partido) está sendo pior que no governo (Michel) Temer. “Vivemos um apagão de apontamentos e pesquisas no mercado de trabalho. Mas uma Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua [PNAD] feita ainda em março, antes da crise do COVID-19, apontou taxa alta de desempregados no país, em comparação com o último trimestre de 2019”, disse Pagani.

Ao final da reunião, o presidente da CSB-SP, Tiago Pereira, destacou a importância dos encontros virtuais promovidos pela central. “As conferências virtuais foram a forma que encontramos para informar, atualizar nossa direção e colaborar na formação sindical e política, além de ampliar nossos horizontes na defesa de nossos direitos. Os nossos dirigentes precisam estar informados e preparados para enfrentar as mazelas do governo Bolsonaro e seus pacotes de maldades”, enfatizou o presidente.

PARTICIPAÇÕES

Além dos palestrantes Victor Gnecco Pagani e José Silvestre Prado de Oliveira, ambos do Dieese, participaram da Plenária Virtual os dirigentes da CSB-SP e membros da Executiva Nacional da central. “Os debates e reflexão promovidos pela CSB-SP têm contribuído muito para superar esse momento grave da pandemia da COVID-19 e mantem nossa organização”, comentou Ademir Francisco dos Santos, diretor da CSB-SP e do SINDPD.

“Queremos e estamos promovendo eventos como o de hoje com a direção do DIEESE, amplo e plural, com a discussão de pautas gerais e específicas, quanto para o conjunto da CSB-SP”, disse Paulo Oliveira (PO), diretor do SEAAC Presidente Prudente e diretor da CSB.

O presidente do Sindicato dos Advogados do Interior Paulista, SindAdv, de Araraquara e região, Paulo Fernando Ortega Boschi Filho, disse que a palestra foi muito boa e produtiva. “O excelente nível dos palestrantes colaborou muito para o sucesso. Parabéns a CSB-SP e toda a diretoria pelo projeto.”