Central dos Sindicatos Brasileiros

Rodoviários de Pelotas optam por paralisação nesta sexta-feira

Rodoviários de Pelotas optam por paralisação nesta sexta-feira

Em assembleia realizada na última terça-feira, 28, os rodoviários da cidade de Pelotas (RS) decidiram fazer uma paralisação nesta sexta-feira, 31. O movimento reivindica o salário completo de dezembro, cujo pagamento não incluiu o 31º dia, valor garantido pela Convenção Coletiva de Trabalho da Categoria.

A necessidade de paralisação foi reforçada pelo posicionamento dos representantes patronais que, na noite da última quarta-feira, 30, se comprometeram a dar uma resposta ao impasse, porém optaram por reafirmar a decisão de não pagar os valores restantes, como conta Claudiomiro Amaral, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Rodoviário de Pelotas (STTRP). “A paralisação segue de pé, uma vez que, agora a tarde, o sindicato (patronal) decidiu por não remunerar o dia 31. Nó também manteremos nossa posição: se não vamos receber, também não iremos trabalhar”.

Os conflitos já vêm ocorrendo há algum tempo: no mês de janeiro houve três reuniões entre os representantes dos trabalhadores e do patronal. “Buscamos soluções a fim de evitar o extremo de um protesto ou uma paralisação. Eles não nos pagaram em dezembro e tudo indica que essa situação irá se colocar em 2020, dessa forma exigimos o pagamento daquele mês. Posteriormente, na próxima Convenção Coletiva, poderemos nos sentar e negociar a remuneração desse 31º dia”, finalizou.