Centrais e OIT discutem impacto das enchentes no mercado de trabalho do RS

A CSB-RS e as demais centrais sindicais do Rio Grande do Sul reuniram-se na manhã desta terça-feira (18), na sede do Sindibancários em Porto Alegre, com Nieve Thomet, diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Genebra, e José Ribeiro, um dirigente da OIT no Brasil, para avaliar o impacto das enchentes que atingiram o estado no mercado de trabalho local.

O presidente da CSB-RS, Sérgio Arnoud, afirmou que o Estado tem uma grande defasagem de servidores para suprir a necessidade de atendimento à população, uma vez que há anos está sendo aplicado pelos governos estaduais uma política de “Estado mínimo”.

“A administração do RS vem perdendo funcionários e não vem repondo, causando uma grande carência, além de do fato de o quadro funcional estar envelhecido e com salários defasados. Uma prova disso é que houve reajuste de apenas 6% nos últimos 10 anos”, destacou.

Até hoje, as ruas de grande parte das cidades afetadas estão tomadas por lixo e entulhos levados pelas enchentes e serviços básicos como fornecimento de água e eletricidade não foram totalmente reestabelecidos.

Diante desse quadro, Arnoud disse que irá levar esses dados para discussão no Conselho do Plano Rio Grande, iniciativa do governo estadual para a reconstrução do Estado, pois acredita que é necessário um reaparelhamento imediato para o enfrentamento das dificuldades.

Relacionada: CSB toma posse como membro do Conselho do Plano Rio Grande

O vice-presidente da CSB-RS, Antonio Roma, também participou da reunião e trouxe a informação de que cerca de 400 mil trabalhadores já perderam seus postos de trabalho, além do número quase imensurável de trabalhadores informais que perderam seu meio de sustento.

Os representantes da OIT se comprometeram em apoiar os trabalhadores afetados, planejando reuniões com federações e governos para buscar soluções efetivas nos próximos dias.

Compartilhe:

Leia mais
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista