As eleições unificadas do Sinplalto, Casservi e Cosprema foram realizadas na sexta-feira (23) no Centro de Atendimento ao Servidor (CAS), em Araxá (MG). Mesmo com fatores que poderiam reduzir a participação – como chuva durante todo o dia, férias do Legislativo e da Educação, designação de servidores da Educação e o fato de o voto não ser obrigatório – o processo contou com participação expressiva dos servidores.
A votação ocorreu de forma organizada e transparente e resultou na vitória da Chapa 1 – “Experiência, Transparência e Luta” nas três entidades. No Sinplalto, houve 490 votantes, com 486 votos válidos e quatro em branco (98,97% de votos válidos). Na Casservi, participaram 468 votantes, com 467 votos válidos e um voto em branco (99,74%). Na Cosprema, foram 466 votantes, com 465 votos válidos e um voto em branco (99,75%).
LEIA: Lei que libera pagamento a servidores de direitos congelados na pandemia é publicada
O presidente nacional da CSB, Antonio Neto, esteve na cidade para acompanhar o processo e dar apoio a Hely Aires, presidente da CSB-MG e da Fesmig, que encabeçava a Chapa 1. “Nosso companheiro Hely está fazendo um trabalho exemplar na reconstrução da CSB em Minas Gerais, assim como sempre fez na defesa e mobilização dos servidores no estado. Temos muito orgulho de contar com sua liderança em Minas, por isso fiz questão de mostrar pessoalmente meu apoio a ele neste momento”, comentou.
A unificação das eleições foi realizada com base nos estatutos das entidades e contou com assessoria jurídica da Zilmara Alencar Consultoria Jurídica. A medida reduziu custos e simplificou a organização do processo eleitoral, ao concentrar as votações em uma única data. Segundo o presidente Hely Aires da Silva, a iniciativa evita a realização de três eleições separadas em 2026 e amplia a participação dos servidores. Ele também destacou a renovação da diretoria, com a entrada de nove novos integrantes.

Hely agradeceu a confiança de todos que votaram na Chapa 1 e destacou a presença de Antonio Neto na cidade. “Foi a primeira vez que um dirigente nacional de uma central sindical compareceu em Araxá e também prestigiando uma eleição no interior. Isso se deve a um trabalho que a gente está fazendo e ao comprometimento que a gente tem com a Central em Minas Gerais, que estou presidindo. Então é importante demais dizer que Araxá se destaca na questão do movimento sindical e da referência com os servidores públicos””, disse.
Diretorias
Na Casservi, a Diretoria Executiva é formada por Hely Aires da Silva (presidente), Cristiane dos Santos Andrade (vice-presidente), Janaína Luciana Ribeiro Pereira (secretária), Vanessa Souza Vieira Nascimento (segunda secretária), Juliana Guaraldo Diniz (diretora financeira) e Paulo Sergio Soares (segundo diretor financeiro). O Conselho Fiscal é composto por José Osvaldo da Silveira, Marlene Apolinário da Silva e Vanilda Gonçalves, com suplência de Mara Lane Amaral.
Na Cosprema, o Conselho de Administração é presidido por Hely Aires da Silva, com Cristiane dos Santos Andrade como diretora secretária e Juliana Guaraldo Diniz como diretora financeira. O Conselho Fiscal é formado por José Osvaldo da Silveira, Marlene Apolinário da Silva e Vanilda Gonçalves.
No Sinplalto, a Diretoria Executiva é composta por Hely Aires da Silva (presidente), Cristiane dos Santos Andrade (vice-presidente), Janaína Luciana Ribeiro Pereira (secretária), Vanessa Souza Vieira Nascimento (segunda secretária), Paulo Sergio Soares (secretário intermunicipal), Juliana Guaraldo Diniz (diretora financeira) e Fabiana Cristina da Silva Pereira (segunda diretora financeira), além de suplentes e diretores de departamentos.







