De volta ao cenário político de MT, lideranças sindicais afirmam que objetivo é dialogar

Na tarde de segunda-feira (27), o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap-MT), juntamente com outros sindicatos e associações de servidores públicos, participaram de uma reunião com a Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso (FESSP-MT), no Sindicato da Polícia Civil (Sinpol), para traçar planejamento de diálogo com o governo do Estado, pois os trabalhadores acreditam que a falta de acesso ao governador tem sido a maior barreira para o reconhecimento de seus direitos e conquistas.

O movimento sindical recentemente esteve na Assembleia Legislativa pedindo apoio dos deputados para a aprovação da Revisão Geral Anual (RGA), que foi aprovado em sessão extraordinária na Casa no último dia 22 de janeiro com reajuste de 4,83% nos salários dos servidores públicos do Executivo, e deu continuidade aos seguintes temas: relações de trabalho do servidor público com o governo, criação de uma data base para RGA, pagamento de anos anteriores ainda pendentes, revisão de consignados e do índice de reajuste para aposentados e pensionistas, criação da CPI dos consignados, dentre outros assuntos.

A categoria ressaltou que é uma das maiores contribuintes para o superávit orçamentário de Mato Grosso e que segue cumprindo metas, pois os servidores públicos fazem a diferença na prestação de serviços na saúde, meio ambiente, educação, segurança pública, infraestrutura, justiça, assistência social e tantas outras áreas que contribuem para que o Estado esteja no topo, no cenário brasileiro e internacional.

“Neste sentido, não se pode deixar de reconhecer o valor dos servidores públicos no processo de crescimento do Mato Grosso. Pedimos o apoio dos deputados na Assembleia Legislativa e devemos continuar unidos, cobrando para que eles realmente, criem a Câmara Setorial Temática (CST), que deverá ter representantes das categorias na composição”, afirmou a presidente da Fessp-MT, Carmem Machado.

De acordo com Carmem, o principal objetivo da Câmara Setorial Temática é discutir uma legislação relativa à RGA e esclarecer para a sociedade que a RGA não se trata de aumento nem ganho real, mas única e exclusivamente de passivo de anos anteriores das perdas inflacionárias.

Neste sentido, a presidente do Sintap-MT enfatizou que é preciso deixar claro para a sociedade que os servidores não estão reivindicando aumento.

“Nós só estamos pedindo o direito constitucional sobre a reposição das perdas inflacionárias. Começamos na Assembleia Legislativa e vamos procurar o apoio de outros Poderes para nos auxiliarem nesse processo. Não queremos confronto, mas sim um diálogo constitucional”, afirmou Diany Dias.

Além da presidente do Sintap, participaram da reunião do movimento, o diretor de formação política e estudos socioeconômicos, Francisco Aurélio P. Borges e a diretora de assuntos de aposentadoria e pensionistas, Orenil de Andrade. Também marcaram presença na reunião:

    1. Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig-MT)
    2. Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sindspen)
    3. Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais da Carreira dos Profissionais de Desenvolvimento Econômico e Social de MT (Sindes-MT)
    4. Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (SINPOL-MT)
    5. Sindicato da Carreira dos Profissionais do Sistema Socioeducativo do Estado de Mato Grosso (Sindpass-MT)
    6. Sindicato dos Servidores Públicos da Carreia dos Profissionais do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (SINTEMA-MT)
    7. Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Conacate)
    8. Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso (SINDEPOJUC)
    9. Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato Grosso (SINTESMAT)
    10. Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT)
    11. Associação dos Sargentos, Subtenentes, Oficiais Administrativos, Adm. e Esp. Ativos e Inativos da PM e CBM de Mato Grosso (Assoade-MT)

    Compartilhe:

    Leia mais
    geração de empregos recorde em fevereiro
    Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
    csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
    Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
    csb menor (40)
    Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
    csb menor (1)
    Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e o meio ambiente; íntegra
    ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
    Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas em audiência na Câmara
    csb menor (2)
    Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
    painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
    Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista
    painel negociação coletiva
    Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 4 – Práticas antissindicais; assista
    csb menor (39)
    Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 3 – Negociação Coletiva; assista
    csb menor (38)
    Centrais sindicais protestam contra juros altos em dia de mais uma reunião do Copom