De volta ao cenário político de MT, lideranças sindicais afirmam que objetivo é dialogar

Na tarde de segunda-feira (27), o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap-MT), juntamente com outros sindicatos e associações de servidores públicos, participaram de uma reunião com a Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso (FESSP-MT), no Sindicato da Polícia Civil (Sinpol), para traçar planejamento de diálogo com o governo do Estado, pois os trabalhadores acreditam que a falta de acesso ao governador tem sido a maior barreira para o reconhecimento de seus direitos e conquistas.

O movimento sindical recentemente esteve na Assembleia Legislativa pedindo apoio dos deputados para a aprovação da Revisão Geral Anual (RGA), que foi aprovado em sessão extraordinária na Casa no último dia 22 de janeiro com reajuste de 4,83% nos salários dos servidores públicos do Executivo, e deu continuidade aos seguintes temas: relações de trabalho do servidor público com o governo, criação de uma data base para RGA, pagamento de anos anteriores ainda pendentes, revisão de consignados e do índice de reajuste para aposentados e pensionistas, criação da CPI dos consignados, dentre outros assuntos.

A categoria ressaltou que é uma das maiores contribuintes para o superávit orçamentário de Mato Grosso e que segue cumprindo metas, pois os servidores públicos fazem a diferença na prestação de serviços na saúde, meio ambiente, educação, segurança pública, infraestrutura, justiça, assistência social e tantas outras áreas que contribuem para que o Estado esteja no topo, no cenário brasileiro e internacional.

“Neste sentido, não se pode deixar de reconhecer o valor dos servidores públicos no processo de crescimento do Mato Grosso. Pedimos o apoio dos deputados na Assembleia Legislativa e devemos continuar unidos, cobrando para que eles realmente, criem a Câmara Setorial Temática (CST), que deverá ter representantes das categorias na composição”, afirmou a presidente da Fessp-MT, Carmem Machado.

De acordo com Carmem, o principal objetivo da Câmara Setorial Temática é discutir uma legislação relativa à RGA e esclarecer para a sociedade que a RGA não se trata de aumento nem ganho real, mas única e exclusivamente de passivo de anos anteriores das perdas inflacionárias.

Neste sentido, a presidente do Sintap-MT enfatizou que é preciso deixar claro para a sociedade que os servidores não estão reivindicando aumento.

“Nós só estamos pedindo o direito constitucional sobre a reposição das perdas inflacionárias. Começamos na Assembleia Legislativa e vamos procurar o apoio de outros Poderes para nos auxiliarem nesse processo. Não queremos confronto, mas sim um diálogo constitucional”, afirmou Diany Dias.

Além da presidente do Sintap, participaram da reunião do movimento, o diretor de formação política e estudos socioeconômicos, Francisco Aurélio P. Borges e a diretora de assuntos de aposentadoria e pensionistas, Orenil de Andrade. Também marcaram presença na reunião:

    1. Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig-MT)
    2. Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sindspen)
    3. Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais da Carreira dos Profissionais de Desenvolvimento Econômico e Social de MT (Sindes-MT)
    4. Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (SINPOL-MT)
    5. Sindicato da Carreira dos Profissionais do Sistema Socioeducativo do Estado de Mato Grosso (Sindpass-MT)
    6. Sindicato dos Servidores Públicos da Carreia dos Profissionais do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (SINTEMA-MT)
    7. Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Conacate)
    8. Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso (SINDEPOJUC)
    9. Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato Grosso (SINTESMAT)
    10. Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT)
    11. Associação dos Sargentos, Subtenentes, Oficiais Administrativos, Adm. e Esp. Ativos e Inativos da PM e CBM de Mato Grosso (Assoade-MT)

    Compartilhe:

    Leia mais
    Luiza Trajano critica juros BC Galípolo na Fiesp
    Em evento com Galípolo na Fiesp, Luiza Trajano critica política de juros do Banco Central
    DIREITOS TRABALHISTAS TRABALHADORES AUTÔNOMOS
    Entre os direitos de Vargas e a "liberdade" de Musk: onde estaremos daqui cinco anos?
    crimes virtuais lucro brasil
    Crimes virtuais já são principal fonte de lucro de quadrilhas e rendem R$ 186 bilhões no Brasil
    trabalhadores resgatados paraíba
    Fiscalização resgata 59 trabalhadores em condições precárias na construção de prédios de luxo na PB
    Recorde de ações justiça do trabalho 2024
    Ações na Justiça do Trabalho ultrapassam 2 milhões em 2024, maior número desde 2017
    mercado-livre-condenacao-trt
    TRT mantém condenação contra empresa do Mercado Livre após ação do Sindpd-SP
    Fachada tst
    Empresas devem entregar lista de funcionários para sindicatos, decide TST
    Paulo de Oliveira seaac csb oab presidente prudente
    Diretor da CSB é reconduzido à presidência da Comissão de Direito Sindical da OAB em SP
    Acordo global sobre inteligência artificial
    EUA e Reino Unido rejeitam acordo global sobre IA durante cúpula em Paris
    Endividamento das famílias janeiro 2025
    Endividamento das famílias cai em janeiro, mas aumento dos juros deve reverter cenário