Comissão Organizadora da etapa no DF da II Conferência Nacional do Trabalho realiza 4ª reunião

Foi realizada nesta semana a quarta reunião da comissão organizadora da etapa distrital da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT). O encontro contou com a participação do vice-presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) Aécio Aires, representantes de demais centrais sindicais e do superintendente regional do Trabalho no Distrito Federal, Jackson da Silva Ázara. Os representantes das centrais presentes atuarão como delegados na Conferência Nacional, prevista para março de 2026.

A II CNT é um fórum tripartite, paritário e democrático, que tem como objetivo debater os desafios contemporâneos do mercado de trabalho e formular diretrizes para a promoção do trabalho decente no país. A etapa do Distrito Federal está sendo organizada pela comissão, que coordena os preparativos para o evento regional.

SAIBA MAIS: Comissão Organizadora publica documento da II Conferência Nacional do Trabalho; acesse

Enquanto o DF avança na organização de sua etapa, diversos estados já realizaram suas conferências estaduais. Nesta sexta-feira (26), ocorre em Boa Vista (RR) a etapa estadual, que reunirá autoridades locais e representantes de trabalhadores, empregadores e governo para discutir temas como as transformações tecnológicas, digitais, ambientais e demográficas do mundo do trabalho, além da promoção do emprego decente e da transição justa.

Na terça-feira (23), o Amapá realizou sua conferência estadual em Macapá, com a participação de aproximadamente 114 pessoas, entre delegados e convidados. O evento contou com representantes do governo estadual e federal, empregadores e trabalhadores, reforçando o caráter tripartite da iniciativa.

De acordo com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Marcos Perioto, que coordena a conferência nacional, as etapas estaduais reforçam o caráter democrático do processo, agregando diferentes vozes e perspectivas para a construção de propostas em defesa do trabalho decente.

A II Conferência Nacional do Trabalho está programada para ocorrer em março de 2026, na cidade de São Paulo, e consolidará as propostas debatidas nas etapas preparatórias realizadas em todo o país.

Compartilhe: