Para o presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonio Neto, a expectativa é que a taxa básica de juros (Selic) seja reduzida mais uma vez. A política que o governo Dilma está adotando é necessária para que o Brasil apresente crescimento econômico condizente com sua capacidade e com as necessidades dos trabalhadores.
“O governo mostra um compromisso com a queda dos juros, algo que o Brasil vem lutando há anos para vencer. O empenho da gestão Dilma Rousseff em criar condições para que o BC reduza a Selic é consistente”, afirma Antonio Neto.
“Embora a situação delicada da Europa tenha acelerado o processo de redução dos juros no Brasil, não há como esconder que o governo tem feito um esforço elogiável para diminuir o custo dos investimentos e dos financiamentos no país. O governo está atacando com seriedade e serenidade este que é um dos nossos principais gargalos. Neste sentido, os trabalhadores e o setor produtivo nacional parabenizam os esforços da presidente Dilma”, comenta.
Para ele, o corte mais acentuado dos juros é a melhor opção para evitar que o dinheiro seja desperdiçado com especulação financeira. Além disso, o presidente da CSP ressalta que a política beneficia os trabalhadores. “Essa é uma vitória para o país e para os trabalhadores. Porque permite que o crédito fique facilitado e cria um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico. O governo precisa manter a economia aquecida para evitar que o PIB de 2012 fique abaixo do esperado.”