Vereadores de Matias Barbosa acompanham prefeito e aprovam perdas para os servidores

Por quatro votos a três, a Câmara Municipal de Matias Barbosa aprovou, em sessão na noite desta quarta-feira (15 de agosto), o Projeto de Lei do prefeito Carlos Lopes (PP) que impõe perdas aos servidores, ao reduzir o adicional de penosidade para 30% do que é pago atualmente. Votaram contra os trabalhadores: Tavinho da Saúde (PSDB), Pé No Chão (PP), João Cipriani (PTB) e José de Alencar (MDB). E a favor dos servidores: Batista da Vila (MDB), Joaquim Benedito (PSC) e Marcos Martins (PT). A vereadora Edite Fernandes (PP) não compareceu à sessão e o presidente da Câmara Beto Calçados (MDB) não votou, embora tenha deixado bem clara a sua posição favorável ao Projeto do prefeito. Além disso, ele fez um discurso descabido, com críticas desproporcionais e covardes (pois sem direito de resposta) ao presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Matias Barbosa e Região (SINSERPU-MB), José Mauro de Souza. Não satisfeito, Beto Calçados irritou profundamente os servidores presentes à sessão ao prorrogar desnecessariamente a votação, passando um vídeo sobre uma participação do ex-prefeito da cidade, Joaquim Nascimento, em uma Audiência Pública. A exibição das imagens, totalmente irrelevantes, fez com que os trabalhadores, em protesto, se retirassem do Plenário – e só regressaram quando o vídeo terminou, cerca de 25 minutos depois.

“A atuação do presidente da Câmara foi lamentável, não só na condução dos trabalhos, mas principalmente pelos ataques ao presidente do SINSERPU-MB. O teor do seu discurso foi de práticas antissindicais, com calúnias e difamações infundadas ao José Mauro e ao Sindicato”, opinou o diretor financeiro do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF), Antônio Carlos Sant’Ana, que representou a FESERP-MG e a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) na sessão.

Com o projeto aprovado, além da perda de 70% no adicional, há a questão da assiduidade, pois se, por qualquer motivo o trabalhador faltar ao serviço um dia que seja perde também os 30%. “É mais uma crueldade do prefeito e dos vereadores. Os servidores da Policlínica não merecem. Eles trabalham em condições bastante desgastantes, se expondo a riscos, para servir a população”, lamentou José Mauro de Souza.

Fonte: FESERP/MG

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil