Central dos Sindicatos Brasileiros

Família boliviana é resgatada de trabalho escravo em oficina de costura em São Paulo

Família boliviana é resgatada de trabalho escravo em oficina de costura em São Paulo

Bolivianos resgatados de trabalho escravo em oficina de costura – Uma família de origem boliviana que vivia em situação de trabalho análogo à escravidão foi resgatada pela Polícia Civil em uma oficina de costura na zona norte de São Paulo.

Durante a operação, um casal foi preso acusado de manter a própria filha amarrada pelos pés dentro do imóvel.

Equipes de investigação se deslocaram até o endereço e encontraram crianças dormindo no chão enquanto o resto da família trabalhava em máquinas de costura.

Em um dos colchões, um bebê dormia ao lado de uma menina, de 4 anos, que estava com as pernas amarradas por fios de eletricidade.

Segundo o delegado que investiga o caso, quando os investigadores questionaram a criança sobre quem teria amarrado seus pés, a garota respondeu que teria sido seu “papai”.

Ainda durante buscas dentro do imóvel, os policiais localizaram outras pessoas, todas de origem boliviana, trabalhando em condições precárias.

Os pais da criança amarrada também foram encontrados. Eles alegaram que estavam trabalhando no imóvel havia cerca de um mês.

Documentos retidos

Segundo informações da polícia, os documentos das vítimas ficavam retidos com os donos do imóvel até o pagamento de supostas dívidas dos funcionários.

O responsável pela oficina foi identificado e conduzido até a delegacia. Lá, ele relatou que os trabalhadores são, na verdade, parentes.

Questionado sobre as peças que eram confeccionadas na oficina, o homem disse que elas entregues na região do Brás/Pari, na zona central da capital paulista, conhecida por concentrar lojas de roupas que vendem principalmente por atacado.

O casal responsável pela criança encontrada amarrada foi detido por maus-tratos, crime inafiançável, e autuado em flagrante.

A menina foi encaminhada ao Conselho Tutelar e passará por exames de corpo de delito.

O caso foi registrado no 13° Distrito Policial da Casa Verde, que prosseguirá com as investigações.

Com informações de: R7

Leia também: Marinho quer punição mais rigorosa para empresas em lista suja do trabalho escravo