Técnicos agrícolas do INAGRO reivindicam reajuste salarial de 25%

CSB e SINTAG/MA mediam negociação com representantes do Instituto

Para debater o reajuste salarial e as condições de trabalho dos servidores do Instituto de Agronegócios do Maranhão (INAGRO), o representante regional da CSB e presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do MA (SINTAG/MA), Wennder Rocha, e o secretário-geral do Sindicato, Edmar Barbosa, reuniram-se com o Instituto na última quinta-feira (18/06). Os trabalhadores lutam por uma elevação de 25% na folha de pagamento.

De acordo com Rocha, “devido ao desinteresse na área agropecuária dos governos anteriores, os salários pagos aos funcionários do Instituto são muito inferiores ao piso do mercado”. “Além disso, há servidores com salários atrasados, por isso que o Sindicato e a própria CSB entraram nesta luta”, explica o representante da Central.

A bandeira levantada pela CSB e o SINTAG/MA durante o encontro é reverter os 25% do aditivo contratual entre o Estado e o INAGRO a favor dos técnicos agrícolas, servidores do órgão. Segundo Rocha, todo contrato feito entre instituições e governo determina um teto de aditivo orçamentário para situações de emergências financeiras, e a instituição possui viabilidade de quitar os débitos com os servidores e realizar este ajuste salarial. “Há possibilidade de aumento real ainda este ano”, assegura Wennder Rocha.

Outros tópicos debatidos durante o encontro foram o acesso ao adicional de insalubridade, segurança no local de trabalho e falta de equipamentos essenciais à execução do serviço dos técnicos agrícolas do INAGRO. A pauta de reivindicações será encaminhada para endosso dos servidores e definição oficial de estratégias de ações em assembleia. A data da reunião ainda não foi determinada.

Conforme declaração do presidente do Sindicato, “a direção do Instituto se comprometeu a colaborar com a assembleia da categoria, mas a aprovação dos requerimentos dos trabalhadores não depende só da instituição”. Segundo Wennder Rocha, pelo INAGRO ser um instituto de direito privado, sem fins lucrativos, que presta serviço aos principais órgãos estaduais voltados para o setor, a pauta também será enviada ao governo do Maranhão.

Entre os órgãos para os quais a instituição fornece mão de obra estão o Instituto de Colonização e Terras do MA (ITERMA), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do MA (AGED/MA) e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do MA (AGERP/MA) – ambas as últimas ligadas à Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar do Estado do Maranhão.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem