Taxistas anunciam manifestação em Aracaju (SE) por melhores condições de trabalho

Entre as reivindicações estão o Protaxi, bolsão, regulamentação dos aplicativos e mais fiscalização aos clandestinos

Com a queda no faturamento de cerca de 80%, os taxistas da cidade de Aracaju (SE) farão, nesta quarta-feira (6), manifestação para reivindicar ao prefeito melhorias para a categoria e para a população usuária de transporte urbano. Entre essas reivindicações estão a implantação do projeto Protaxi, do Bolsão, regulamentação dos aplicativos de transporte individual e a fiscalização mais efetiva dos órgãos responsáveis.

Taxistas de Aracaju promovem manifestação em frente à Câmara dos Vereadores em defesa do “Protaxi”

Os taxistas devem se concentrar nas primeiras horas desta quarta-feira, em frente ao Sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sinditaxi/SE), seguem para a nova rodoviária e terminam o ato em frente à prefeitura, onde tentarão se reunir com o chefe do Executivo. Segundo o presidente da entidade, Manildo Ramos da Costa, a situação da categoria na capital sergipana é preocupante.

“Desde novembro estamos pedindo que ele atenda nossas solicitações, e não temos resposta de nada. A situação dos taxistas aqui em Aracaju é lamentável. Além dos clandestinos, tem os aplicativos, que ele [prefeito] não diz se vai fazer a regulamentação. Temos 2080 táxis há mais de 30 anos, e hoje já se fala em mais de cinco mil carros de aplicativos sem fiscalização. Estamos desesperados e sem conseguir ganhar dinheiro, nossas corridas caíram cerca de 80%”, falou Costa, que apontou algumas irregularidades realizadas pelos motoristas de aplicativos.

Por mais fiscalização, taxistas de Aracaju se acorrentam em frente à prefeitura

“Esses aplicativos são um caso sério. Eles trabalham fazendo fila, chamando passageiros nas portas de hotéis e se oferecendo, principalmente no aeroporto, rodoviária, hotéis e no shopping. Já denunciamos no Ministério Público, pois os motoristas precisam se adequar à plataforma de trabalho, que é por solicitações no aplicativo, e não através de filas”, completou o presidente da entidade.

Além do problema causado aos taxistas, Costa acredita que a segurança da população também está em jogo.

“O taxista precisa tirar Certidão Negativa e antecedentes criminais.  Já no aplicativo qualquer pessoa pode se cadastrar e trabalhar, não exige nada. Uma pessoa errada pode comprar ou alugar um carro e vai trabalhar sem nenhum levantamento da vida dele, o que pode ser um perigo para a sociedade. Ainda mais quando junta com a falta de fiscalização que acontece no nosso município”, disse.

Entenda as reivindicações dos taxistas de Aracaju:

Protaxi –  Táxi coletivo para rodar na zona sul da cidade e que vai combater os clandestinos. Devido ao número de carros de transporte individual na cidade, táxis serão migrados de outras áreas para atuar nesta região.

Bolsão – A implantação de um estacionamento para os táxis vindos do interior, onde o veículo deverá ficar estacionado aguardando o passageiro que quiser regressar para a cidade de origem, evitando que os taxistas vindos de outras cidades atuem na capital.

Limitação dos aplicativos – Regulamentação do transporte individual realizado por aplicativos e limitação do número de veículos que irão realizar este serviço.

Compartilhe:

Leia mais
Assédio eleitoral trabalhador indenização
Assédio eleitoral: trabalhador demitido por negar apoio a Bolsonaro será indenizado
Lula precisa dar mais segurança aos trabalhadores
Governo Lula precisa honrar seus compromissos e dar mais segurança aos trabalhadores
Golpe internet indenização trabalhista
Justiça alerta para novo golpe sobre pagamento de indenizações trabalhistas
ataque israel líbano beirute 2024
Nota: centrais pedem diálogo pela paz em meio à escalada de conflitos pelo mundo
greve trabalhadores portos estados unidos
Presidente Biden apoia greve de portuários: "empresas devem dividir lucros recordes"
CSB inauguração sala darcy ribeiro puc sp
Com apoio da CSB, sala em homenagem a Darcy Ribeiro é inaugurada na PUC-SP
empregos na industria brasileira 2024
Criação de empregos na indústria cresce 83% em 2024, com 344 mil novos postos
diretoria eleita sindpd-sp
Justiça aponta mentiras de militantes da UP e confirma lisura da eleição do Sindpd-SP
Resolução CNJ veta questionamento acordos justiça do trabalho
CNJ veda questionamento de acordos homologados pela Justiça do Trabalho
Greve portuários EUA ILA union
Portuários dos EUA entram em greve pela 1ª vez em quase 50 anos e paralisam 36 portos