SINDIVET-PR participa de audiência pública sobre Operação Carne fraca

Entidade se reuniu com outros órgãos ligados à agricultura, pecuária e à indústria da carne e derivados do Estado

O Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná (SINDIVET-PR) participou na manhã desta terça-feira (11), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, de mais um debate envolvendo a “Operação Carne Fraca”, da Polícia Federal. Na ocasião, foram discutidos os reflexos e impactos, além de esclarecimentos técnicos sobre a operação.

Presidente do SINDIVET-PR e Secretário Nacional dos Profissionais Liberais da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Cesar Amin Pasqualin representou as entidades no encontro, que contou com a presença de deputados, representantes de órgãos públicos ligados à agricultura e pecuária, além da indústria de carnes e derivados do Paraná.

Em seu pronunciamento, Pasqualin quebrou os paradigmas e foi na contramão do que vem sendo falado ao longo deste caso.

“Estas questões precisam ser trabalhadas no dia seguinte, temos o costume de buscar culpados e não agregar nada para melhorias do processo. Nosso foco deve ser nas nossas responsabilidades pós-tragédia. Quais lições podemos tirar e o que fica para nós trabalharmos? Metralharam a mídia e nós não achamos nenhum exagero por parte deles. Falaram que foi um equívoco da Polícia Federal, mas as pessoas se apegam a isso para neutralizar o assunto.  Neste processo, quem deve de fato está sendo aliviado. Para nós, a mídia e a PF exercerem seus papéis, muito bem feitos”, explicou o dirigente que também enalteceu o denunciante.

“O auditor fiscal fez a denúncia para um órgão competente, que é a Polícia Federal (PF). Esse indivíduo não pode ser crucificado como algumas pessoas querem. Imagine só, ele procurou internamente um suporte para denúncia, mas foi perseguido e no último recurso foi na PF. A atitude dele é uma prova de honestidade e isso é fazer a lição de casa. Perante os órgãos internacionais isso soa muito bem e a prova maior disso é que está voltando a normalidade do mercado gradativamente”, falou Pasqualin.

O presidente do SINDIVET-PR ainda explicou para os participantes da audiência, quais caminhos tomar.

“Primeiro, devemos acabar com estas questões de fiscalização de degrau e trazê-las todas para um único degrau. O consumidor do município tem o mesmo direito de consumir um produto de exportação. Todos eles têm que fazer posições de fiscalização para ofertar o melhor produto para a população em geral. Para isso, não pode haver diferença da atuação das fiscalizações municipal, estadual e federal”, finalizou o dirigente, que representará as duas entidades em audiência sobre o mesmo assunto, no Senado Federal, na tarde desta quarta-feira (12).

Também participaram da audiência os deputados Guto Silva (PSD), Claudio Palozi (PSC), Luís Corti (PSC), Ademir Bier (PMDB) e Marcio Nunes (PSD); além de representantes de entidades como a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP); da Emater; da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar); da Vigilância Sanitária Estadual; da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Operação Carne Fraca

A operação foi deflagrada no último dia 17 de março pela Polícia Federal, que apura um suposto esquema de fraude na produção, fiscalização e comercialização de carnes, além de pagamentos de propina a fiscais no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil