Sindicato dos Bombeiros do Rio Grande do Sul oficializa filiação à CSB

Entidade estadual espera parceria com a Central na luta pelos trabalhadores

 

O Sindicato dos Bombeiros Civis do Rio Grande do Sul (Sindibombeiros-RS) oficializou na última semana sua filiação junto à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB). Com a decisão, que veio após reunião da diretoria da entidade e assembleia com a categoria, a Central reforça seu compromisso com os trabalhadores gaúchos e amplia sua base no estado.

Segundo o presidente do Sindibombeiros-RS, Vilmar Oliveira da Rosa, a filiação trará mais força ao sindicato nas lutas pela categoria.

“Sem dúvida nenhuma ganhamos força. Entendemos que sozinho as coisas ficam mais difíceis, pois muitas vezes existem alguns degraus que a gente não consegue chegar somente através do sindicato. Juntos, conseguiremos ir mais longe e resolver problemas que sozinho é difícil”, disse Rosa.

Com projeções de crescimento da base, o presidente do sindicato acredita em uma boa parceria entre as duas entidades, principalmente na luta por legislações específicas para os bombeiros, beneficiariam a categoria e a população.

“Nós esperamos parcerias e muita luta pelo trabalhador. Sabemos que os dias estão difíceis por conta de todas essas mudanças que houve. Nós sobrevivemos da ajuda dos trabalhadores e estamos buscando cada vez mais isso. Buscamos também mais força em questões do Legislativo, que a gente consiga trazer de volta alguns direitos. Estamos trabalhando bastante com legislações e conseguimos aprovar em Porto Alegre a obrigatoriedade da contratação desses profissionais [bombeiros civis] em algumas empresas privadas. Creio que ano que vem teremos mais vagas de trabalho. Agora estamos trabalhando nesse sentido em outras cidades e quem sabe uma lei estadual”, completou Rosa. O dirigente avalia os pontos determinantes na escolha pela CSB.

“O [Adriano] Porto [secretário-Geral da CSB RS] teve uma importância muito grande nesta decisão. Nós temos algumas metas que estamos buscando, e ele mostrou que a CSB tem pessoas competentes, que poderão nos ajudar a chegar lá. E isso foi determinante”, finalizou Rosa.

Segundo Adriano Porto, que representou a Seccional, o sindicato dos bombeiros ajudará a levar o trabalho da CSB no estado.

“A Seccional ganha na representatividade de uma categoria que estava totalmente desassistida há muito tempo no estado do Rio Grande Sul. É uma categoria importantíssima, que está ao lado da sociedade e tomando conta da segurança da população em vários locais. Esse sindicato também vai poder levar para todo estado o trabalho que a Seccional está fazendo em conjunto com seus filiados, que é, principalmente, valorizar o trabalhador na sua base e desta forma ajudar os sindicatos a levarem para sua base mais segurança nos direitos trabalhistas. Isso seria o mais importante para nós. Poderemos dar a eles também todo apoio nos projetos legislativos”, explicou Porto.

Compartilhe:

Leia mais
Camara aprova teto salario minimo e mudança bpc
Corte de gastos: Câmara aprova teto para aumento do salário mínimo e mudança no BPC
CSB na Secretaria nacional da juventude conjuve
CSB assume cadeira no Conjuve, conselho que debate políticas públicas para a juventude
codefat aprova calendario pagamento abono salarial 2025
Conselho aprova calendário de pagamento do Abono Salarial para 2025; confira datas
regras aposentadoria 2025 reforma da previdência
Haverá ajuste na idade para pedir aposentadoria em 2025; entenda as novas regras da previdência
Câmara aprova fim da desoneração da folha de pagamento
Câmara aprova imposto mínimo de 15% sobre lucro de multinacionais, seguindo padrão da OCDE
aumento salário mínimo 1954 getúlio vargas
O que aconteceu no Brasil depois que Getúlio aumentou em 100% o salário mínimo
Fachada tst
TST derruba regra da reforma trabalhista que limitava acesso à Justiça gratuita; entenda
trabalhadora obrigada a mostrar os seios
Empresa é condenada a indenizar trabalhadora obrigada a mostrar os seios para superior
paralisação sindimetropolinato ônibus porto alegre
Rodoviários da região de Porto Alegre paralisam atividades por reajuste salarial não pago
Flavio Dino e Rubens Paiva
Lembrando Rubens Paiva, Dino defende que Lei da Anistia não se aplica a ocultação de cadáver