Sindicato dos Bombeiros do Rio Grande do Sul oficializa filiação à CSB

Entidade estadual espera parceria com a Central na luta pelos trabalhadores

 

O Sindicato dos Bombeiros Civis do Rio Grande do Sul (Sindibombeiros-RS) oficializou na última semana sua filiação junto à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB). Com a decisão, que veio após reunião da diretoria da entidade e assembleia com a categoria, a Central reforça seu compromisso com os trabalhadores gaúchos e amplia sua base no estado.

Segundo o presidente do Sindibombeiros-RS, Vilmar Oliveira da Rosa, a filiação trará mais força ao sindicato nas lutas pela categoria.

“Sem dúvida nenhuma ganhamos força. Entendemos que sozinho as coisas ficam mais difíceis, pois muitas vezes existem alguns degraus que a gente não consegue chegar somente através do sindicato. Juntos, conseguiremos ir mais longe e resolver problemas que sozinho é difícil”, disse Rosa.

Com projeções de crescimento da base, o presidente do sindicato acredita em uma boa parceria entre as duas entidades, principalmente na luta por legislações específicas para os bombeiros, beneficiariam a categoria e a população.

“Nós esperamos parcerias e muita luta pelo trabalhador. Sabemos que os dias estão difíceis por conta de todas essas mudanças que houve. Nós sobrevivemos da ajuda dos trabalhadores e estamos buscando cada vez mais isso. Buscamos também mais força em questões do Legislativo, que a gente consiga trazer de volta alguns direitos. Estamos trabalhando bastante com legislações e conseguimos aprovar em Porto Alegre a obrigatoriedade da contratação desses profissionais [bombeiros civis] em algumas empresas privadas. Creio que ano que vem teremos mais vagas de trabalho. Agora estamos trabalhando nesse sentido em outras cidades e quem sabe uma lei estadual”, completou Rosa. O dirigente avalia os pontos determinantes na escolha pela CSB.

“O [Adriano] Porto [secretário-Geral da CSB RS] teve uma importância muito grande nesta decisão. Nós temos algumas metas que estamos buscando, e ele mostrou que a CSB tem pessoas competentes, que poderão nos ajudar a chegar lá. E isso foi determinante”, finalizou Rosa.

Segundo Adriano Porto, que representou a Seccional, o sindicato dos bombeiros ajudará a levar o trabalho da CSB no estado.

“A Seccional ganha na representatividade de uma categoria que estava totalmente desassistida há muito tempo no estado do Rio Grande Sul. É uma categoria importantíssima, que está ao lado da sociedade e tomando conta da segurança da população em vários locais. Esse sindicato também vai poder levar para todo estado o trabalho que a Seccional está fazendo em conjunto com seus filiados, que é, principalmente, valorizar o trabalhador na sua base e desta forma ajudar os sindicatos a levarem para sua base mais segurança nos direitos trabalhistas. Isso seria o mais importante para nós. Poderemos dar a eles também todo apoio nos projetos legislativos”, explicou Porto.

Compartilhe:

Leia mais
STF pauta ações trabalhistas
Servidores públicos podem ser contratados via CLT e outros regimes, valida STF; entenda
reunião juizes de paz bahia csb
CSB-BA apoia regulamentação da profissão de juiz de paz em reunião com governo do estado
pesquisa prioridades profissinais de TI Fenati
Fenati chama profissionais de TI para definir prioridades de atuação dos sindicatos; saiba
juros altos famílias endividadas
Juros altos mantêm famílias endividadas, diz CNC; Copom deve elevar Selic nesta quarta
audiencia ministério do trabalho prevenção acidentes motociclistas
Audiência no MTE discute prevenção de acidentes com motociclistas profissionais
Debate ALMG PL 2238 servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg defende valorização da carreira em debate na ALMG
Luiz Marinho nega mudança seguro-desemprego
"Deveriam estudar legislação", diz Marinho sobre ideias que mudariam seguro-desemprego
Nota tecnica 09 conalis mpt resumo
Procurador do Trabalho resume principais pontos da Nota Técnica nº 09 da Conalis; entenda
TRT 15 Campinas
Há 80 anos, caso de assédio moral inaugurou Justiça do Trabalho em Campinas
atualização cadastro sindical 2024
Prazo para atualizar cadastro sindical no MTE termina em dezembro; saiba como