Sindicalistas de 35 cidades participaram manifestação contra a PEC 287 em Minas Gerais

 Ação, que teve o apoio da CSB, mobilizou centenas de trabalhadores

A Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (FESERP/MG) promoveu, nesta sexta-feira (3), uma grande manifestação contra a reforma da Previdência Social. A ação, que aconteceu em Juiz de Fora (MG), reuniu representantes de mais de 35 municípios mineiros.

A passeata começou às 18h sob os lemas “Não à Reforma da Previdência”, “Não ao desmonte da Seguridade Social” e“Não à retirada de direitos”. Antes da manifestação, ainda houve uma palestra do professor Thiago Rodarte, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico (Dieese), que explicou as consequências que o Projeto de Emenda à Constituição 287 trará para a sociedade.

Segundo o presidente da FESERP/MG e secretário de Formação Sindical da CSB, Cosme Nogueira, “está na bandeira de luta de cada sindicato e de cada entidade comprometida com a causa dos trabalhadores se mobilizar a favor de um amplo diálogo com o Congresso a respeito da PEC 287”. “A militância tem de estar nas ruas. Na sexta-feira, tivemos mais de 30 municípios junto a nós porque este é um ato de caráter estadual e um movimento plural que tem como objetivo chamar a atenção do povo sobre o risco que corremos se a reforma for aprovada. Só a pressão popular pode virar esse jogo”, conclamou o dirigente.

Cosme Nogueira lembrou que a única “coisa boa” desse processo de enfrentamento é a união da classe trabalhadora contra a proposta. “É preciso e necessário que a sociedade brasileira atente para o quanto há de maquiavélico nessa Reforma”, afirmou. O dirigente também acrescentou que a importância de um evento dessa natureza é o caráter disseminador das informações. “Trouxemos nossos sindicatos até Juiz de Fora para que eles ouvissem informações qualificadas e tenham base para levar às suas cidades argumentos e motivos ainda maiores de luta”, ressaltou.

Os sindicalistas percorreram trechos da Avenida Rio Branco e da Rua Halfeld, deslocando-se até as escadarias da Câmara Municipal de Juiz de Fora. Para Nogueira, as mudanças da Previdência Social tratam de “uma reforma financista e um ataque” ao sistema de seguridade social brasileiro, principalmente para os jovens. “A PEC 287 está na contramão de tudo aquilo que se prega para uma sociedade justa e mais fraterna”, declarou.

A mobilização dos trabalhadores ainda contou com a presença e o apoio da deputada federal Margarida Salomão e do vereador juiz-forano Roberto “Betão” Cupolillo – ambos do PT.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem