Central dos Sindicatos Brasileiros

Representantes dos servidores do RS discutem problemas no IPE Saúde com o governo

Representantes dos servidores do RS discutem problemas no IPE Saúde com o governo

Representantes dos servidores públicos do Rio Grande do Sul participaram de uma audiência na manhã desta sexta-feira (10) com a secretária do Planejamento do estado, Danielle Calazans, a respeito dos problemas que os segurados do IPE Saúde têm enfrentado. 

Conforme denunciou Sérgio Arnoud, presidente da CSB-RS e da Fessergs (Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado do Rio Grande do Sul), segurados e seus familiares vêm sendo constrangidos a pagar “por fora” um valor adicional para receber atendimento médico, apesar da cobertura do plano de saúde. 

“As denúncias e queixas, recebidas pelos sindicatos e pela Fessergs se acumulam, diante da inércia e omissão da direção do Instituto. Apenas no ano passado o IPE criou uma Ouvidoria que ‘ouviu’, mas não encaminhou os casos ao Ministério Público”, escreveu Arnoud em denúncia pública. 

Ele contou que nesta sexta apresentou a necessidade de melhorar as condições do IPE Saúde como um todo, incluindo a remuneração dos médicos, como a melhor forma de se superar os problemas atuais. 

“Levamos formas de custeio sem que haja a necessidade de aumento de alíquotas e nem de cobrança de dependentes, mostrando que se desviarmos uma parte das taxas já pagas pelos servidores para o IPE, isso já cobre esse custeio e não onera ninguém”, explicou. 

O sindicalista ressaltou ainda que os próprios servidores estaduais podem fazer uma auditoria na seguradora, já que a administração pública conta com quadros “extremamente qualificados”.  

“Também fomos categóricos em cobrar que o projeto seja discutido com todos os envolvidos, desde governo, servidores, médicos e prestadores de serviços médicos”, observou. 

Governador e deputados do Rio Grande do Sul, assim como o presidente do IPE Saúde, receberam um ofício com toda a pauta apresentada pelos representantes dos servidores. 

Presente na reunião, o presidente do IPE Saúde, Bruno Jatene, garantiu que o Conselho Administrativo do Instituto vai analisar todos os pontos e que fará ampla discussão com todos os envolvidos ao longo do mês de março. 

A reunião foi destaque no Jornal do Almoço, na TV Globo. A reportagem completa pode ser conferida aqui.