Servidores públicos do Maranhão lutam por reposição salarial e diálogo com o Poder Executivo

Sem comunicação com os governos municipal, estadual e federal, sindicalistas planejam paralisação geral no estado

Pela defesa das reposições inflacionárias reais aos funcionários públicos das três esferas de poder que atuam no Maranhão e do direito de greve dos servidores, a CSB junto a mais doze entidades sindicais debateu, nessa quinta-feira (14), a possibilidade de uma paralisação geral dos serviços públicos do estado caso os governos municipal, estadual e federal continuem a rejeitar a abertura de diálogo com a categoria. A reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (SINDJUS/MA), na capital São Luís (MA).

Em cronograma de encontros para discutir as estratégias de mobilizações desde o dia 13/06, os sindicalistas afirmam que um dos principais entraves ao atendimento das reivindicações é o desinteresse do Poder Executivo na conversa com os servidores. De acordo com o 2º secretário dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da CSB e um dos representantes da Central no Maranhão, Wennder Rocha, “os governos têm inviabilizado qualquer tipo de discussão”.

“Os governos não nos recebem. Eles não têm sentado com a classe trabalhadora do Maranhão para deliberar sobre qualquer assunto que necessita despesas funcionais. Para se ter uma ideia, eles não querem nem realizar o reajuste anual dos funcionários estaduais, previsto na Constituição de 1988, e ainda obstruem o direito de greve dos trabalhadores”, relata Rocha. Os servidores estaduais brigam por 10,38% de reajuste salarial.

Com o apoio de movimentos sociais, a categoria também planeja divulgar uma carta aberta à sociedade e aos governantes para protestar contra a omissão da administração pública e convocar os trabalhadores à luta. “Estamos programando outras reuniões para conseguir o máximo de organização possível e, assim, partiremos a uma grande manifestação. O objetivo é comum a todas as entidades sindicais representativas de funcionários de qualquer esfera”, destaca o dirigente.

Ainda segundo Wennder Rocha, melhorar não só a qualidade de vida do servidor como a eficiência dos serviços prestados à população maranhense é a finalidade da mobilização. Para o secretário da CSB, “uma vez sustadas as reivindicações da categoria e impossibilitado o exercício do direito de greve, há uma degradação do poder econômico e social do trabalhador e um desânimo que influencia diretamente a sociedade”.

Compartilhe:

Leia mais
nota de repudio fala gustavo gayer sobre gleisi hoffmann
Fala misógina de deputado sobre Gleisi Hoffmann desrespeita o trabalho de todas as mulheres
como funcionará novo crédito consignado trabalhador
Entenda como funcionará o novo programa de crédito consignado para o trabalhador
Trump terá que recontratar servidores
Justiça manda governo Trump recontratar servidores após ação de sindicatos nos EUA
projeto isenção imposto de renda 5 mil
Projeto de isenção de Imposto de Renda até 5 mil será apresentado nos próximos dias
jorge kajuru inegibilidade trabalho escravo
Projeto propõe inegibilidade de quem estiver na Lista Suja do Trabalho Escravo
Declaração Imposto de Renda 2025
Declaração do Imposto de Renda 2025 passará por mudanças; saiba
Antonio Neto e Lula lançamento crédito do trabalhador
CSB acompanha lançamento do "Crédito do Trabalhador", nova modalidade de consignado
reunião centrais marinho e macedo 12-03-25
Centrais sindicais se reúnem com ministros Luiz Marinho e Márcio Macêdo em Brasília
juros consignado clt
Trabalhadores CLT pagam mais juros no consignado que servidores e aposentados
crise saúde mental mulheres afastamentos
Afastamentos relacionados à saúde mental crescem 68% em um ano; mulheres são maioria