Servidores públicos do Maranhão lutam por reposição salarial e diálogo com o Poder Executivo

Sem comunicação com os governos municipal, estadual e federal, sindicalistas planejam paralisação geral no estado

Pela defesa das reposições inflacionárias reais aos funcionários públicos das três esferas de poder que atuam no Maranhão e do direito de greve dos servidores, a CSB junto a mais doze entidades sindicais debateu, nessa quinta-feira (14), a possibilidade de uma paralisação geral dos serviços públicos do estado caso os governos municipal, estadual e federal continuem a rejeitar a abertura de diálogo com a categoria. A reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (SINDJUS/MA), na capital São Luís (MA).

Em cronograma de encontros para discutir as estratégias de mobilizações desde o dia 13/06, os sindicalistas afirmam que um dos principais entraves ao atendimento das reivindicações é o desinteresse do Poder Executivo na conversa com os servidores. De acordo com o 2º secretário dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da CSB e um dos representantes da Central no Maranhão, Wennder Rocha, “os governos têm inviabilizado qualquer tipo de discussão”.

“Os governos não nos recebem. Eles não têm sentado com a classe trabalhadora do Maranhão para deliberar sobre qualquer assunto que necessita despesas funcionais. Para se ter uma ideia, eles não querem nem realizar o reajuste anual dos funcionários estaduais, previsto na Constituição de 1988, e ainda obstruem o direito de greve dos trabalhadores”, relata Rocha. Os servidores estaduais brigam por 10,38% de reajuste salarial.

Com o apoio de movimentos sociais, a categoria também planeja divulgar uma carta aberta à sociedade e aos governantes para protestar contra a omissão da administração pública e convocar os trabalhadores à luta. “Estamos programando outras reuniões para conseguir o máximo de organização possível e, assim, partiremos a uma grande manifestação. O objetivo é comum a todas as entidades sindicais representativas de funcionários de qualquer esfera”, destaca o dirigente.

Ainda segundo Wennder Rocha, melhorar não só a qualidade de vida do servidor como a eficiência dos serviços prestados à população maranhense é a finalidade da mobilização. Para o secretário da CSB, “uma vez sustadas as reivindicações da categoria e impossibilitado o exercício do direito de greve, há uma degradação do poder econômico e social do trabalhador e um desânimo que influencia diretamente a sociedade”.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem