Central dos Sindicatos Brasileiros

Servidores param esta semana para marcar ‘Dia de Combate ao Calote da RGA’

Servidores param esta semana para marcar ‘Dia de Combate ao Calote da RGA’

Para marcar a insatisfação dos servidores contra a aprovação ‘goela abaixo’ do percentual de 7,54% de Revisão Geral Anual (RGA) – a ser paga em três vezes e ainda com condicionamento do restante à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para se chegar ao percentual de 11,28% -, o Fórum Sindical, entidade que representa 30 sindicatos e associações, decidiu que haverá manifestação mensal dos servidores todo dia 29. Na que está prevista para ocorrer nesta sexta-feira (29.07) os funcionários públicos vão trabalhar normalmente na parte da manhã e, à tarde vão se dirigir à Praça Ipiranga, no Centro da Capital para panfletar folhetos de esclarecimento à população a respeito da causa deste movimento chamado de “Dia do Combate ao Calote da RGA”.

Os representantes do Fórum Sindical explicam que a manifestação mensal foi programada para todo dia 29 por ter sido a data em que o percentual menor foi aprovado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Para eles é preciso não deixar este desrespeito ao servidor público cair no esquecimento. Ainda mais sendo o servidor a figura que mantém a arrecadação estadual a duras penas, na maioria das vezes sem estrutura de trabalho e, muitas vezes, sob assédio moral.

A manifestação ocorre também em todo o Estado. No interior as ações de panfletagem com determinação dos locais estão sendo organizadas pela Adunemat e o Sintesmat. Ao todo serão cerca de 100 mil servidores que deixam de trabalhar durante todo o período da tarde.

Fonte: Adriana Nascimento – Assessoria Sintap