Servidores do Ceará paralisam as atividades por 24 horas

Categoria reivindica melhores condições de trabalho e maior investimento do governo estadual na saúde

Os servidores da saúde do Ceará paralisaram as atividades por 24 horas, nesta terça-feira, 11. A categoria reivindica maior investimento na área da saúde. Em 2015, o governador Camilo Santana (PT) cortou 25% da verba do estado destinada à saúde. Além disso, em junho deste ano anunciou o congelamento do reajuste anual dos servidores.

904567ef-e364-4aa2-ab15-153641f060ab

De acordo com a presidente do Sindicato dos Fonoaudiólogos do Estado do Ceará (Sindfono), Danielle Levy Albuquerque de Almeida, em janeiro de 2017 as perdas salariais dos servidores da saúde chegarão a mais de 17%. “Os nossos salários estão defasados há mais de 20 anos. Nossa perda salarial, se formos contabilizar todo esse período, chega a 172% de perda de poder de compra”, afirmou a dirigente.

Danielle ainda afirma que, devido ao corte do orçamento da saúde, o número de pacientes que estão jogados nos corredores dos hospitais tem aumentado. “Neste ano houve o fechamento da emergência obstétrica do Hospital Central de Fortaleza e também ocorreu a redução do número leitos de internação. Isso tudo é resultado dos cortes orçamentário que a saúde vem sofrendo e também do descaso com os servidores”, avaliou.

De acordo Francisco Moura, vice-presidente da CSB, nos últimos dois anos os servidores não tiveram a reposição da inflação nos salários. “Isso é muito grave a reposição salarial dos servidores também representa investimento na saúde. A situação da saúde pública do Ceará está em calamidade. A população está sofrendo com o total descaso do governador. Nós da CSB estivemos presente na paralisação dos servidores e vamos continuar lutando pelos trabalhadores e pela sociedade”, afirmou.

Os servidores da saúde do estado reivindicam o reajuste salarial de 12,67% retroativo a janeiro de 2016, ampliação dos investimentos na saúde, reabertura da emergência obstétrica e a realização de novos concursos públicos para que ocorra a ampliação do quadro de funcionários.

Durante a manifestação, o governador propôs se reunir com os trabalhadores, porém ele deixou os servidores esperando por mais de duas horas e cancelou o encontro.

Compartilhe:

Leia mais
csb menor
CSB inicia Encontro da Executiva Nacional com lideranças sindicais de todo o país
Sergio Arnoud CSB 14 forum sindical brics
CSB participa do 14º Fórum Sindical do Brics e debate efeitos de tarifaço de Trump
csb brics
CSB apresenta teses para o 14º Fórum Sindical do BRICS; acesse
prédio do inss previdência social em brasília
INSS libera primeira cota do 13º e benefícios de abril a partir desta quinta; saiba
Flavio Werneck CSB no MPT
Abril Verde no MPT: CSB destaca relação entre direitos e saúde mental do trabalhador
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil