Servidores de Sergipe aprovam filiação à CSB e têm como prioridade a luta contra a reforma trabalhista em 2018

Filiação e eleição da nova diretoria foi decisão unânime

Representante de cerca de 35 mil trabalhadores, a Federação dos Sindicatos de Servidores e Funcionários Públicos das Câmaras de Vereadores, Fundações, Autarquias e Prefeituras Municipais do Estado de Sergipe aprovou, no início deste mês, a sua filiação à CSB. A assembleia, que ainda elegeu a nova diretoria da Federação para um mandato de cinco anos, aconteceu na sede da Central no estado.

Presente nos processos eleitoral e de filiação, de acordo com o 1º secretário dos Trabalhadores na Pesca da CSB, Raimundo Nonato, o compromisso firmado entre as entidades é muito importante aos sindicatos sergipanos – que até pouco tempo eram apoiados por federações de Minas Gerais. Segundo o sindicalista, agora, sim, os servidores terão suas reivindicações defendidas com mais propriedade.

“Não existia uma Federação em Sergipe para enfrentar as lutas diárias da categoria. Então, a Federação, hoje, representa esses sindicatos de servidores municipais com maior conhecimento de causa. E o compromisso da CSB é apoiar e sempre estar ao lado da entidade e dos sindicatos filiados”, assegura Nonato.

A decisão de se filiar à Central partiu da nova diretoria eleita por unanimidade no dia 10 de maio e liderada por Sérgio Tavares. Para o atual presidente, a aprovação da parceria é reflexo do trabalho desenvolvido pela CSB na região do Nordeste.

“Eu já conheço a CSB há algum tempo através do Raimundo e do presidente Antonio Neto. Já era um desejo antigo filiar a Federação à Central porque vemos os esforços dos dirigentes, vemos eles ativos e participando de todos os atos mesmo com as dificuldades que existem no Brasil, principalmente depois da reforma trabalhista”, ressalta Tavares.

Sobre as consequências da Lei 13.467/2017, o dirigente também destaca que a luta pela sustentabilidade financeira dos sindicatos dos servidores municipais de Sergipe será prioridade da Federação em 2018. A urgência surgiu após a nova legislação trabalhista desobrigar o recolhimento da contribuição sindical pelas empresas e órgãos públicos.

“Nossa principal luta este ano é com relação à falta do imposto sindical, porque está matando os sindicatos aqui. Por conta disso, queremos fazer um sistema de caixa, uma espécie de poupança para ajudar esses sindicatos que sofrem com a reforma. O objetivo é ajudar no que for possível, inclusive na área jurídica. E também iremos brigar pela recomposição salarial. Muitos prefeitos estão recusando reajustar os salários em 3% a 8%, e vivemos uma realidade como a dos servidores de Aracaju, que não têm reajuste há dois anos”, explica o presidente.

Futuro

Além das reivindicações específicas da categoria, o dirigente da CSB Raimundo Nonato prevê que 12 sindicatos da Federação também se filiarão à Central. As associações devem acontecer ainda este ano.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem