Central dos Sindicatos Brasileiros

Servidores de Itabira reivindicam testagem de servidores, máscaras adequadas e limpeza de Pronto Socorro

Servidores de Itabira reivindicam testagem de servidores, máscaras adequadas e limpeza de Pronto Socorro

O Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabira (Sintespmi) reivindica que todos os servidores municipais sejam testados quanto ao Covid-19, devido ao aumento de casos no município, que saltaram de 17 para 44 em 24h. A entidade enviou ofício à Prefeitura reivindicando a medida. O boletim epidemiológico divulgado neste domingo (24) apresentou 136 casos já confirmados de Covid-19 em Itabira.

A Secretaria de Saúde mudou as máscaras distribuídas os Agentes de Combate de Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Endemias (ACEs) depois que o Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabira (Sintespmi) reclamou das máscaras de TNT distribuídas a princípio pelo poder público. O sindicato  recebeu diversas reclamações de que o uso prolongado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) estavam causando tonturas, náuseas e dores de cabeça ao longo da jornada de trabalho e enviou ofício à Secretaria de Saúde pedindo explicações. Agora, a Prefeitura distribui máscaras cirúrgicas.

O sindicato também recebeu denúncias de que a Prefeitura não está realizando a limpeza do Pronto Socorro Odontológico com a frequência necessária, expondo os usuários e trabalhadores a infecções e ao coronavírus. Segundo a denúncia, a Prefeitura retirou as equipes de limpeza que trabalhavam de quinta a domingo, das 16h às 22h. O Sintespmi exige explicações da Prefeitura sobre a manutenção da unidade.

Via: Feserp