Central dos Sindicatos Brasileiros

Mais de 70% dos reajustes salariais foram acima da inflação em 2023, aponta Fipe

Mais de 70% dos reajustes salariais foram acima da inflação em 2023, aponta Fipe

O ano de 2023 teve 72,5% dos reajustes salariais acima da inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

É o que afirma o boletim Salariômetro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que recebeu sua última atualização no dia 19 de maio.

Em abril, o reajuste em média foi de 5% para um INPC acumulado de 4,4%. Neste mês, a proporção de reajustes acima do INPC ficou em 63,5%. O piso médio deste mês ficou em R$ 1.554.

São sete meses consecutivos – incluindo abril – com reajustes médios acima do INPC.

Neste ano, até o momento, a proporção de salários com reajuste idêntico ao INPC foi de 19,7%. Já a de salários que tiveram correção abaixo do referido índice de inflação foi de 7,8%.

O boletim também faz projeções relativas a maio, apontando para um reajuste mediano de 6,3% e piso mediano de R$ 1.531. Neste mês, as negociações com ganhos acima da inflação devem ficar em 98,2%.

Metodologia

O relatório é um instrumento para se compreender os resultados dos acordos firmados entre trabalhadores e patrões, em termos de reajuste salarial.

Categorias como a de despachantes e funcionários de autoescolas, servidores públicos e empregados da agropecuária foram algumas das que saíram melhor das mesas de negociação ocorridas entre janeiro e maio deste ano.

A Fipe acompanha as negociações através dos acordos e convenções depositados na página do Mediador do Ministério do Trabalho.

A fundação coleta os dados e informações disponibilizadas pelo governo, tabulando e organizando os valores observados para 40 resultados das negociações coletivas, desagregados em acordos e convenções e por atividade e setores econômicos.

Com informações de: Radio Peão e Agência Brasil

Foto: reprodução Fipe

Leia também: Governo de SP sanciona aumento do salário mínimo paulista; proposta das centrais