Presidente da CSB defende fim de medidas contra os sindicatos e os trabalhadores

Na manhã desta quinta-feira, 17 de novembro, a direção da CSB e as demais Centrais Sindicais se reuniram na sede da UGT para alinhar a atuação das entidades sindicais durante a transição e nos primeiros dias do governo Lula.

O presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros, Antonio Neto, defendeu que as Centrais Sindicais apresentem um “revogaço” dos ataques implantadas contra os trabalhadores brasileiros nos últimos governos. Entre os pontos lembrados estão itens que apresentam inconstitucionalidades, atentam contra a saúde do trabalho, enfraquecem a negociação coletiva e asfixiam a estrutura sindical.

“Assim como estamos vendo acertadamente ‘revogaços’ na área ambiental, no armamento civil e em outras áreas, o mundo do trabalho também foi severamente afetado por medidas provisórias capengas, inconstitucionalidades e leis que passaram sem nenhum debate com a sociedade”, lembrou o presidente da CSB.

Durante a reunião, o coordenador dos Grupos Temáticos do Governo de Transição, Aloizio Mercadante, apresentou o formato de trabalho dos grupos que terá duas tarefas principais: diagnóstico e mapeamento de medidas que precisam ser revogadas e apresentadas logo no início do próximo Governo.

O coordenador do Fórum das Centrais Sindicais e do Grupo de Trabalho do Governo de Transição, Clemente Ganz, explicou que o diagnóstico da pauta trabalho ficará a cargo da equipe técnica do GT composto por entidades como DIEESE, Diap e a Fundação Perseu Abramo. O mapeamento de medidas de revogação e de proposição ficarão a cargo das Centrais Sindicais (CSB, CUT, Força, UGT, CTB e NCST).

No encontro, Neto reafirmou o compromisso histórico da CSB com a sustentação financeira das entidades sindicais e com a unicidade sindical.

“Precisamos fortalecer os sindicatos para que possamos garantir avanços e pautar uma agenda propositiva. É urgente reestabelecer o protagonismo das entidades sindicais nas negociações coletivas e resolver a sustentação financeira sem recorrer a uma volta ao passado”, afirmou Neto.

Além do presidente Antonio Neto, pela CSB participaram da reunião o secretário-geral, Álvaro Egea; o secretário de comunicação, Alessandro Rodrigues; o vice-presidente, Paulo Oliveira (P.O) e o presidente da seccional paulista (CSB-SP), Tiago Pereira.

Veja também: CSB promove seminário para debater desafios e futuro dos sindicatos

Compartilhe:

Leia mais
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos