Central dos Sindicatos Brasileiros

Oneide de Paula assume coordenação da CSB de Santa Catarina

Oneide de Paula assume coordenação da CSB de Santa Catarina

Durante o ato de instalação da coordenação estadual, cinco novos sindicatos confirmaram filiação à entidade

Foi oficialmente instalada neste sábado (12) em Chapecó a unidade catarinense da Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB. O sindicalista Oneide de Paula assumiu a coordenação e passa a exercer forte trabalho de fortalecimento da instituição nacional no Estado. Neidão acumula, ainda, a presidência do Sindicato dos Movimentadores de Mercadorias de Chapecó e da federação catarinense da categoria, além de ser presidente da Cruz Vermelha Brasileira – filial Chapecó. É também vice-presidente nacional da CSB.

20150914055057

A regional de Santa Catarina já nasce grande. São 44 sindicatos e duas federações filiados. Neidão projeta elevar para 60 o número de associados até o final do ano. Para cumprir a meta, começa a manter estreito relacionamento com instituições sindicais de todo o território barriga verde. “Não há dúvida que assumimos um grande desafio”, disse. Admite que a tarefa exige “muito esforço, integral dedicação e absoluto comprometimento com o trabalho”. No entanto garante estar “preparado” para cumprir mais essa missão que lhe foi outorgada por específicos setores do movimento sindical catarinense. A central pretende ocupar todos os espaços disponíveis para debater questões sindicais e trabalhistas.

CSB - SC (88)Ao dar posse ao sindicalista chapecoense, o presidente da CSB, Antonio Neto, fez duras e incisivas cobranças e críticas ao governo federal. Para ele a crise é uma realidade que ninguém pode ignorar. A aguda situação politico/econômica não deveria afetar a vida da Nação na proporcionalidade como vem ocorrendo. Neto pediu mais agilidade na tomada de decisões governamentais para que também a Central dos Sindicatos Brasileiros não tenha afetada sua organização e crescimento devido à morosidade mantida, por exemplo, pelo Ministério do Trabalho. O assunto gerou protestos de várias outras lideranças sindicais.

Crescimento – No ato de sua fundação, a CSB de Santa Catarina filiou os Sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas de Alimentação de Chapecó e dos Músicos de Santa Catarina. Também dos Servidores Públicos Municipais de Gaspar, São Joaquim e Taió. Compareceram ao evento presidentes de mais de 30 sindicatos, lideranças administrativas e políticas.

CSB - SC (64)

Em nível nacional a previsão é a CSB contar com cerca de 600 sindicatos e federações filiadas até dezembro, para representar mais de um milhão de trabalhadores. A Central atua na defesa de interesses sindicais, sociais e políticos das entidades filiadas e dos trabalhadores de todas as áreas. Desenvolve ação unitária e coordenada, comprometida com o bem comum, a prevalência dos interesses coletivos sobre os individuais e a promoção da justiça e da paz social. Atende princípios da unicidade sindical, do nacionalismo, é contrária a partidarização do movimento sindical e atua no fortalecimento dos sindicatos.  É uma instituição combativa, plural, ativa e moderna.

Impossibilitado de comparecer por problemas de saúde na família, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, foi representado pelo subsecretário de relações do trabalho, Carlos Artur Barbosa.