Odontologistas da Paraíba reivindicam melhores condições de trabalho no SUS

Sindodonto/PB luta pela valorização destes profissionais da saúde pública brasileira

O Sindicato dos Odontologistas da Paraíba (Sindodonto/PB) organizou uma mobilização na Câmara Legislativa de João Pessoa para reivindicar melhores condições de trabalho para os odontologistas que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

IMG-20160309-WA0012A mobilização cobrou o cumprimento dos direitos trabalhistas dos odontologistas e investimento em equipamentos mais modernos e de qualidade para realização dos procedimentos odontológicos. A presidente do Sindodonto/PB, Joana Batista Oliveira Lopes, destacou a necessidade de valorizar os cuidadores da saúde pública brasileira, por meio da criação de um piso salarial e de um plano de cargos e carreiras para os trabalhadores do SUS.

“Nós estamos apenas lutando pelo cumprimento da legislação. Na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), nós temos o Artigo 39 que determina que haja um plano de cargos e carreiras para os servidores. O Artigo 37 também determina que a única forma de entrada no serviço público seja o concurso e que os pisos salariais de cada categoria devem ser determinados de acordo com a complexidade da função exercida. Porém nenhuma dessas normas estão sendo cumpridas”, alertou Joana.

IMG-20160309-WA0004Segundo a dirigente, 66 mil cirurgiões-dentistas atuam no SUS. “Somos uma categoria com expressividade e essencial para a saúde-pública. Acreditamos que o nosso piso salarial deva ser de pelo menos R$ 12 mil devido à complexidade e importância. A nossa luta é uma luta de todos os trabalhadores. Também estamos lutando para a criação do terceiro turno para os jornalistas, das 18h às 22h, pois o trabalhador não consegue muitas vezes ir a uma consulta no horário comercial. Um novo horário de trabalho iria facilitar a vida dos brasileiros”, avaliou.

A Presidente da entidade enfatizou que os deputados da Paraíba precisam enfrentar o desafio da valorização profissional dos trabalhadores do SUS junto ao Congresso Nacional. “Verifica-se que o SUS está entrando em colapso, e o primeiro passo para salvar esse sistema é cuidar da sua força de trabalho, dos executores das políticas de saúde no Brasil. Defendemos todas as categorias que integram o SUS por entender que a odontologia não está sozinha quando se fala de saúde, ela faz parte de um conjunto de categorias que integram o SUS, por isso nossa defesa contempla todos os trabalhadores que fazem parte desse sistema considerado universal à população brasileira”, esclareceu.

Compartilhe:

Leia mais
Camara aprova teto salario minimo e mudança bpc
Corte de gastos: Câmara aprova teto para aumento do salário mínimo e mudança no BPC
CSB na Secretaria nacional da juventude conjuve
CSB assume cadeira no Conjuve, conselho que debate políticas públicas para a juventude
codefat aprova calendario pagamento abono salarial 2025
Conselho aprova calendário de pagamento do Abono Salarial para 2025; confira datas
regras aposentadoria 2025 reforma da previdência
Haverá ajuste na idade para pedir aposentadoria em 2025; entenda as novas regras da previdência
Câmara aprova fim da desoneração da folha de pagamento
Câmara aprova imposto mínimo de 15% sobre lucro de multinacionais, seguindo padrão da OCDE
aumento salário mínimo 1954 getúlio vargas
O que aconteceu no Brasil depois que Getúlio aumentou em 100% o salário mínimo
Fachada tst
TST derruba regra da reforma trabalhista que limitava acesso à Justiça gratuita; entenda
trabalhadora obrigada a mostrar os seios
Empresa é condenada a indenizar trabalhadora obrigada a mostrar os seios para superior
paralisação sindimetropolinato ônibus porto alegre
Rodoviários da região de Porto Alegre paralisam atividades por reajuste salarial não pago
Flavio Dino e Rubens Paiva
Lembrando Rubens Paiva, Dino defende que Lei da Anistia não se aplica a ocultação de cadáver