Odontologistas da Paraíba reivindicam melhores condições de trabalho no SUS

Sindodonto/PB luta pela valorização destes profissionais da saúde pública brasileira

O Sindicato dos Odontologistas da Paraíba (Sindodonto/PB) organizou uma mobilização na Câmara Legislativa de João Pessoa para reivindicar melhores condições de trabalho para os odontologistas que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

IMG-20160309-WA0012A mobilização cobrou o cumprimento dos direitos trabalhistas dos odontologistas e investimento em equipamentos mais modernos e de qualidade para realização dos procedimentos odontológicos. A presidente do Sindodonto/PB, Joana Batista Oliveira Lopes, destacou a necessidade de valorizar os cuidadores da saúde pública brasileira, por meio da criação de um piso salarial e de um plano de cargos e carreiras para os trabalhadores do SUS.

“Nós estamos apenas lutando pelo cumprimento da legislação. Na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), nós temos o Artigo 39 que determina que haja um plano de cargos e carreiras para os servidores. O Artigo 37 também determina que a única forma de entrada no serviço público seja o concurso e que os pisos salariais de cada categoria devem ser determinados de acordo com a complexidade da função exercida. Porém nenhuma dessas normas estão sendo cumpridas”, alertou Joana.

IMG-20160309-WA0004Segundo a dirigente, 66 mil cirurgiões-dentistas atuam no SUS. “Somos uma categoria com expressividade e essencial para a saúde-pública. Acreditamos que o nosso piso salarial deva ser de pelo menos R$ 12 mil devido à complexidade e importância. A nossa luta é uma luta de todos os trabalhadores. Também estamos lutando para a criação do terceiro turno para os jornalistas, das 18h às 22h, pois o trabalhador não consegue muitas vezes ir a uma consulta no horário comercial. Um novo horário de trabalho iria facilitar a vida dos brasileiros”, avaliou.

A Presidente da entidade enfatizou que os deputados da Paraíba precisam enfrentar o desafio da valorização profissional dos trabalhadores do SUS junto ao Congresso Nacional. “Verifica-se que o SUS está entrando em colapso, e o primeiro passo para salvar esse sistema é cuidar da sua força de trabalho, dos executores das políticas de saúde no Brasil. Defendemos todas as categorias que integram o SUS por entender que a odontologia não está sozinha quando se fala de saúde, ela faz parte de um conjunto de categorias que integram o SUS, por isso nossa defesa contempla todos os trabalhadores que fazem parte desse sistema considerado universal à população brasileira”, esclareceu.

Compartilhe:

Leia mais
fake news taxação pix receita federal desmente
Novas regras do Pix não afetarão trabalhadores autônomos, diz Receita Federal; entenda
empresa demite todas as mulheres e contrata homens
TST condena empresa por demitir todas as mulheres e contratar homens para substituí-las
inss-convoca-4-milhoes-para-fazer-prova-de-vida
Aposentados e pensionistas do INSS terão reajuste até fevereiro; saiba novos valores em 2025
valores seguro-desemprego 2025
Novos valores do seguro-desemprego para 2025 são definidos com reajuste pelo INPC; confira
centrais sindicais nota sobre mudanças na meta
Centrais sobre Meta: Pela soberania nacional, contra o imperialismo midiático
Conselho previdência aprova aumento teto juros consignado inss
Conselho aprova aumento dos juros para consignado do INSS, mas nega proposta dos bancos
imposto de renda 2025 tem tabela congelada
Tabela do Imposto de Renda 2025 fica congelada, e quem ganha menos de 2 mínimos pagará IR
Sindicato vigilantes niterói shopping plaza sul
Vigilantes de Niterói dão ultimato a shopping com serviço irregular de segurança
TST reconhece vínculo de trabalhadora PJ
TST: Somente sindicatos de trabalhadores podem propor ações de dissídio coletivo
reforma trabalhista argentina milei
Reforma trabalhista de Milei inclui pagamento em cupons e renúncia à convenção coletiva