Sindodonto/PB luta pela valorização destes profissionais da saúde pública brasileira
O Sindicato dos Odontologistas da Paraíba (Sindodonto/PB) organizou uma mobilização na Câmara Legislativa de João Pessoa para reivindicar melhores condições de trabalho para os odontologistas que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nós estamos apenas lutando pelo cumprimento da legislação. Na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), nós temos o Artigo 39 que determina que haja um plano de cargos e carreiras para os servidores. O Artigo 37 também determina que a única forma de entrada no serviço público seja o concurso e que os pisos salariais de cada categoria devem ser determinados de acordo com a complexidade da função exercida. Porém nenhuma dessas normas estão sendo cumpridas”, alertou Joana.

A Presidente da entidade enfatizou que os deputados da Paraíba precisam enfrentar o desafio da valorização profissional dos trabalhadores do SUS junto ao Congresso Nacional. “Verifica-se que o SUS está entrando em colapso, e o primeiro passo para salvar esse sistema é cuidar da sua força de trabalho, dos executores das políticas de saúde no Brasil. Defendemos todas as categorias que integram o SUS por entender que a odontologia não está sozinha quando se fala de saúde, ela faz parte de um conjunto de categorias que integram o SUS, por isso nossa defesa contempla todos os trabalhadores que fazem parte desse sistema considerado universal à população brasileira”, esclareceu.







