Central dos Sindicatos Brasileiros

“O que vai resolver é a vacina” diz Antonio Neto em live das Centrais Sindicais

“O que vai resolver é a vacina” diz Antonio Neto em live das Centrais Sindicais

Vacina para todos e auxílio emergencial foram os temas centrais da live que contou com a presença de diversas lideranças

As centrais sindicais – CSB, CTB, NCST, Força Sindical, UGT e CUT – transmitiram a Live pela Vida em suas redes sociais nesta quarta-feira (24). O evento tinha como tema central a importância da vacinação e do Auxílio Emergencial de 600 reais como principais medidas para conter a tragédia sanitária em que o Brasil se encontra em razão da irresponsabilidade do Governo Federal.

A mediação ficou por conta de Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do Dieese, que fez uma reflexão sobre as diversas vidas que poderiam ter sido poupadas caso o Presidente Jair Bolsonaro não tivesse negligenciado suas responsabilidades. “Poderíamos ter tido uma outra performance caso o Brasil tivesse coordenação de suas atividades, caso o Governo Federal tivesse atuado de maneira correta, seguindo a ciência e os especialistas e feito as iniciativas necessárias para que os governos estaduais pudessem, de maneira articulada, enfrentar a crise. Países que tomaram tais iniciativas estão tendo resultados muito menores do ponto de vista de mortes e contágios.”

Já Antonio Neto, presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), reforçou a responsabilidade do Palácio do Planalto na atual crise sanitária e, além disso, foi assertivo em relação à necessidade da vacinação em massa para voltarmos à normalidade. “A vacina é a única forma de fazer com que tudo volte à normalidade. E o Brasil, ao contrário de todo mundo, está muito atrasado. Imagina vocês que hoje, ao alcançarmos 300 mil óbitos, neste absurdo deste genocídio causado por esse governo, nós vacinamos apenas 5,7% da população e, na segunda dose, apenas 4,2%. É preciso vacinação em massa!”

Outro ponto ressaltado por Neto, foi a importância do movimento sindical e das Centrais na luta contra a covid-19, que chegaram até mesmo a se reunir com a central dos sindicatos chineses. “Naquele momento momento difícil que estavam as relações Brasil e China, para que eles liberassem o ingrediente farmacêutico para a produção das vacinas”. Lembrou também que é recorrente o posicionamento do movimento sindical em defesa das máscaras, do álcool gel e dos protocolos de segurança em geral.

A Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, também estava presente e lembrou que a valorização da ciência é questão central na luta contra o coronavírus. “Aqui, no Rio Grande do Norte, a gente tem seguido a cartilha nacional dos nossos secretários de saúde”.