Central divulgou hoje, dia 28 de agosto, uma nota condenando os atos hostis praticados contra os médicos estrangeiros na capital do Ceará. A entidade também prestou solidariedade aos profissionais que desembarcaram no País para atender às demandas urgentes da saúde.
Confira a íntegra do documento:
A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) repudia veementemente as agressões, hostilidades e manifestações discriminatórias proferidas em Fortaleza contra os médicos estrangeiros que vieram ao Brasil para prestar solidariedade e atendimento ao povo brasileiro.
Esta postura, que muito nos envergonha, não é condizente com o histórico acolhedor e civilizado do nosso povo, muito menos com nossos princípios democráticos. Atitudes como esta, sem dúvida, causariam revolta em nossa sociedade caso tivessem ocorrido contra brasileiros que já buscaram em outras nações o seu sustento.
A CSB defende o fortalecimento do sistema público de saúde, a valorização da carreira de todos os trabalhadores do SUS, mais investimento na formação de profissionais brasileiros para atender às necessidades do nosso povo, e ao mesmo tempo saúda e recebe de braços abertos os profissionais que vieram ao Brasil para prestar serviços médicos nos locais onde existe uma carência evidente de profissionais.
A deficiência acumulada pelo Brasil em séculos, especialmente na saúde e na educação, não será resolvida da noite para o dia. A fome e a doença são males que não podem esperar mudanças estruturais e precisam de medidas emergências para minimizar o sofrimento de nossos irmãos.
Central dos Sindicatos Brasileiros