Central dos Sindicatos Brasileiros

Nota da CSB – Apoio e solidariedade à greve dos Correios

Nota da CSB – Apoio e solidariedade à greve dos Correios

Em apoio aos profissionais dos Correios, CSB se manifesta em nota

A Central dos Sindicatos Brasileiro (CSB) apoia e se solidariza integralmente com os trabalhadores nos Correios, que entraram em greve na última segunda-feira (18), motivados pelos ataques aos direitos trabalhistas e pelas ameaças de privatização.

O contexto atual é dramático, mais do que isso, é trágico! Atingimos nas últimas semanas o brutal e triste número de 100 mil mortos de covid-19, vítimas da gritante incompetência do Presidente da República, Jair Bolsonaro, que minimiza uma doença gravíssima e naturaliza a morte generalizada do povo brasileiro. É esse mesmo governo que, além de negligente, tem como projeto o ataque frontal aos trabalhadores e à soberania do Estado brasileiro.

É sintomático que, dentro da atual da conjuntura, os trabalhadores dos Correios venham sofrendo tais investidas. Além de relatos de negligências da empresa em relação à segurança e saúde dos profissionais, diversas cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho, que garante uma série de direitos à categoria, vem sendo suprimidas. Cerca de 70 benefícios – o Acordo tem 79 – foram retirados do texto, dentre eles: o adicional de risco de 30%, vale-alimentação, licença maternidade de 180 dias, auxílio creche, indenização de morte, auxílio creche, indenização de morte, auxílio para filhos com necessidades especiais, pagamento de adicional noturno e horas extras.

Além da covardia contra à classe trabalhadora, existe a ofensa direta à soberania do Estado brasileiro e ao nosso desenvolvimento. A ameaça de privatização dos Correios é uma atitude antinacional das mais baixas.

Os Correios são uma empresa importantíssima para o nosso progresso, que presta um serviço essencial ao povo do Brasil e que, além de tudo, dá lucros! Privatizar os Correios será submeter milhões de brasileiros a serviços muito mais caros do que os praticados pela estatal.

Dessa forma, a CSB é duplamente motivada a apoiar o movimento grevista: estamos do lado do trabalhador e qualquer atentado contra ele será por nós combatido; além disso acreditamos no desenvolvimento e na soberania nacional, assim combateremos também as ameaças criminosas de privatização.

Todo apoio aos trabalhadores nos Correios!

Por Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB