Nota da CSB – Apoio e solidariedade à greve dos Correios

Em apoio aos profissionais dos Correios, CSB se manifesta em nota

A Central dos Sindicatos Brasileiro (CSB) apoia e se solidariza integralmente com os trabalhadores nos Correios, que entraram em greve na última segunda-feira (18), motivados pelos ataques aos direitos trabalhistas e pelas ameaças de privatização.

O contexto atual é dramático, mais do que isso, é trágico! Atingimos nas últimas semanas o brutal e triste número de 100 mil mortos de covid-19, vítimas da gritante incompetência do Presidente da República, Jair Bolsonaro, que minimiza uma doença gravíssima e naturaliza a morte generalizada do povo brasileiro. É esse mesmo governo que, além de negligente, tem como projeto o ataque frontal aos trabalhadores e à soberania do Estado brasileiro.

É sintomático que, dentro da atual da conjuntura, os trabalhadores dos Correios venham sofrendo tais investidas. Além de relatos de negligências da empresa em relação à segurança e saúde dos profissionais, diversas cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho, que garante uma série de direitos à categoria, vem sendo suprimidas. Cerca de 70 benefícios – o Acordo tem 79 – foram retirados do texto, dentre eles: o adicional de risco de 30%, vale-alimentação, licença maternidade de 180 dias, auxílio creche, indenização de morte, auxílio creche, indenização de morte, auxílio para filhos com necessidades especiais, pagamento de adicional noturno e horas extras.

Além da covardia contra à classe trabalhadora, existe a ofensa direta à soberania do Estado brasileiro e ao nosso desenvolvimento. A ameaça de privatização dos Correios é uma atitude antinacional das mais baixas.

Os Correios são uma empresa importantíssima para o nosso progresso, que presta um serviço essencial ao povo do Brasil e que, além de tudo, dá lucros! Privatizar os Correios será submeter milhões de brasileiros a serviços muito mais caros do que os praticados pela estatal.

Dessa forma, a CSB é duplamente motivada a apoiar o movimento grevista: estamos do lado do trabalhador e qualquer atentado contra ele será por nós combatido; além disso acreditamos no desenvolvimento e na soberania nacional, assim combateremos também as ameaças criminosas de privatização.

Todo apoio aos trabalhadores nos Correios!

Por Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB

Compartilhe:

Leia mais
greve rodoviários rio grande rs
Rodoviários de Rio Grande (RS) aceitam proposta patronal e encerram greve após dois dias
pf prende grupo fraude gov
Polícia Federal prende grupo criminoso acusado de fraudar plataforma gov.br
redução jornada mãe crianças com autismo
Justiça do Trabalho em São Paulo reduz jornada de mãe de crianças autistas
boicote ifood
Ofensiva contra iFood inclui corte de taxas, rival chinês e até boicote de restaurantes
csb na reunião frente parlamentar táxi
Sinditáxi-CE e STAMRJ debatem pautas dos taxistas em reunião na Câmara dos Deputados
encontro csb encerramento
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: Tribuna livre e encerramento
CSB no Senado Flavio Werneck 9-5-25
No Senado, CSB lembra como todo direito trabalhista foi conquistado com resistência
brasil fecha acordos com a china
Brasil fecha acordos com gigantes chinesas em áreas como tecnologia e logística
greve rodoviários rio grande rs
Rodoviários de Rio Grande (RS) entram em greve e paralisam 100% da frota de ônibus
Design sem nome (2) (1)
CSB alerta governo sobre transição tecnológica justa em reunião com Gleisi Hoffmann