Mulheres brasileiras, mulheres de luta

Andréa Myrrha Guimarães (*)  

O Dia Internacional da Mulher, após mais de um século de sua instituição, nos oferece uma grande oportunidade para refletirmos sobre o papel que ocupamos em nossa sociedade.

Faz-se necessário revermos nossas lutas, conquistas e demandas atuais e futuras.

É certo que reconhecemos avanços conquistados através da luta das mulheres e a importância incontestável da eleição da primeira presidenta do Brasil.

Mas isto não basta.

Precisamos avançar em temas como igualdade de condições de trabalho e salário, combate à violência contra a mulher, criança e adolescente. Neste ponto, devemos aprofundar nossas reivindicações por mais Delegacias da Mulher e abrigos de proteção, condições dignas de aposentadoria e saúde para nossos idosos, pela descriminalização e legalização do aborto, contra todo tipo de discriminação e violência de gênero e raça.

Também não poderíamos deixar de destacar a importância da obrigatoriedade da instalação de creches ou pagamento de auxílio-creche no setor público e privado. Após mais de um século ainda temos mulheres, e não apenas mulheres, como também homens, crianças, jovens e idosos em condições de trabalho escravo. Diante deste mais completo absurdo, a CSP defende neste Dia Internacional da Mulher uma mudança profunda nas relações de trabalho, em que o ser humano seja visto como uma obra divina, assim devendo ser tratado e cuidado.

A Diretoria para Assuntos da Mulher, do Idoso, da Juventude, de Gênero e Igualdade Racial conclama todas as companheiras e companheiros a cerrar fileiras em defesa da humanidade, da justiça e da paz mundial. A CSP se fortalece com a participação de centenas de entidades sindicais de luta, do campo e das cidades, de trabalhadoras e trabalhadores aposentados, de ampla organização da juventude e de nossa diversidade de gênero e raça. Por fim temos a certeza de que com a participação efetiva de todas e de todos, nosso futuro será de grandes colheitas.

(*) Diretora para Assuntos da Mulher, do Idoso, da Juventude, de Gênero e Igualdade Racial da CSP e do Sindicato dos Servidores do Ipsemg

Compartilhe:

Leia mais
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos