Ministério Público parabeniza Sindpd-SP por atuação na Campanha Salarial de 2024

A Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Nacional (CONALIS), órgão ligado ao Ministério Público do Trabalho (MPT), enviou nesta sexta-feira (19) um ofício parabenizando o Sindpd-SP pela “transparência, divulgação e destacada atuação na negociação coletiva” entre o sindicato e o setor patronal (Seprosp) no âmbito da Campanha Salarial de 2024.

O documento é assinado por Viviann Brito Mattos, Procuradora Regional do Trabalho e Coordenadora Nacional da CONALIS/MPT e Priscila Moreto de Paula, Procuradora do Trabalho e Vice-Coordenadora Nacional da CONALIS/MPT.

Um vídeo divulgado pelo Sindpd em suas redes sociais mostrou trechos da negociação entre trabalhadores e patrões, especificamente sobre o valor do Vale-Refeição a ser pago para os profissionais de TI de São Paulo. A publicação viralizou e teve repercussão nacional.

Relacionada: “Proposta patronal de VR não paga um combo do Big Mac”, diz presidente do Sindpd-SP

A CONALIS parabenizou a “destacada atuação na negociação coletiva, mostrando a todos e todas, e não apenas os integrantes da sua categoria, a dinâmica de uma negociação coletiva e o comportamento das empresas”.

Presidente do Sindpd, Antonio Neto se diz orgulhoso com a manifestação do órgão do MPT ligado à liberdade sindical.

“Toda a repercussão, o ofício da CONALIS, tudo isso nos enche de orgulho e faço questão de dividir isso com todos os profissionais de TI do estado de São Paulo. O Sindpd vive um novo momento, se modernizando e contando com ampla participação da categoria. Na nossa assembleia de pauta, por exemplo, tivemos a participação de mais de 8 mil trabalhadores de TI. A luta continua”.

No documento, a CONALIS acrescenta que continuará acompanhando o processo de negociação entre Sindpd e Seprosp e que “desde já, coloca-se à disposição para auxiliar no que for necessário, especialmente caso alguma prática antissindical por parte do Sindicato patronal seja identificada”.

Leia o ofício enviado pela CONALIS do MPT ao Sindpd, na íntegra:

“Prezado Presidente,

Cumprimentando-o cordialmente, diante da ampla repercussão nas redes sociais acerca do processo de negociação coletiva, concernente à Campanha Salarial 2024, em que se discute o percentual do vale refeição, a Coordenação da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Nacional – CONALIS, por meio de suas Coordenadoras Nacionais abaixo assinadas, congratula o SINDPD/SP pela transparência, divulgação e destacada atuação na negociação coletiva, mostrando a todos e todas, e não apenas os integrantes da sua categoria, a dinâmica de uma negociação coletiva e o comportamento das empresas.

Louvando-os pela iniciativa de transmitir as negociações em andamento, a CONALIS prossegue acompanhando pelas redes sociais o seu desenrolar e, desde já, coloca-se à disposição para auxiliar no que for necessário, especialmente caso alguma prática antissindical por parte do Sindicato patronal seja identificada.

Registramos que, no próximo biênio, o Ministério Público do Trabalho tem entre suas metas prioritárias, a defesa e promoção da liberdade sindical e o forte combate aos atos antissindicais praticados pelos empregadores, dentre os quais a ingerência indevida dos empregadores no financiamento sindical, tais como dificultar o desconto das contribuições, interferir no exercício da oposição.

Sendo o cabia indicar pelo momento, renovamos, por fim, os votos de elevado apreço e distinta consideração.

Viviann Brito Mattos, Procuradora Regional do Trabalho e Coordenadora Nacional da CONALIS/MPT
Priscila Moreto de Paula, Procuradora do Trabalho e Vice-Coordenadora Nacional da CONALIS/MPT”

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil