Ministério Público parabeniza Sindpd-SP por atuação na Campanha Salarial de 2024

A Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Nacional (CONALIS), órgão ligado ao Ministério Público do Trabalho (MPT), enviou nesta sexta-feira (19) um ofício parabenizando o Sindpd-SP pela “transparência, divulgação e destacada atuação na negociação coletiva” entre o sindicato e o setor patronal (Seprosp) no âmbito da Campanha Salarial de 2024.

O documento é assinado por Viviann Brito Mattos, Procuradora Regional do Trabalho e Coordenadora Nacional da CONALIS/MPT e Priscila Moreto de Paula, Procuradora do Trabalho e Vice-Coordenadora Nacional da CONALIS/MPT.

Um vídeo divulgado pelo Sindpd em suas redes sociais mostrou trechos da negociação entre trabalhadores e patrões, especificamente sobre o valor do Vale-Refeição a ser pago para os profissionais de TI de São Paulo. A publicação viralizou e teve repercussão nacional.

Relacionada: “Proposta patronal de VR não paga um combo do Big Mac”, diz presidente do Sindpd-SP

A CONALIS parabenizou a “destacada atuação na negociação coletiva, mostrando a todos e todas, e não apenas os integrantes da sua categoria, a dinâmica de uma negociação coletiva e o comportamento das empresas”.

Presidente do Sindpd, Antonio Neto se diz orgulhoso com a manifestação do órgão do MPT ligado à liberdade sindical.

“Toda a repercussão, o ofício da CONALIS, tudo isso nos enche de orgulho e faço questão de dividir isso com todos os profissionais de TI do estado de São Paulo. O Sindpd vive um novo momento, se modernizando e contando com ampla participação da categoria. Na nossa assembleia de pauta, por exemplo, tivemos a participação de mais de 8 mil trabalhadores de TI. A luta continua”.

No documento, a CONALIS acrescenta que continuará acompanhando o processo de negociação entre Sindpd e Seprosp e que “desde já, coloca-se à disposição para auxiliar no que for necessário, especialmente caso alguma prática antissindical por parte do Sindicato patronal seja identificada”.

Leia o ofício enviado pela CONALIS do MPT ao Sindpd, na íntegra:

“Prezado Presidente,

Cumprimentando-o cordialmente, diante da ampla repercussão nas redes sociais acerca do processo de negociação coletiva, concernente à Campanha Salarial 2024, em que se discute o percentual do vale refeição, a Coordenação da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Nacional – CONALIS, por meio de suas Coordenadoras Nacionais abaixo assinadas, congratula o SINDPD/SP pela transparência, divulgação e destacada atuação na negociação coletiva, mostrando a todos e todas, e não apenas os integrantes da sua categoria, a dinâmica de uma negociação coletiva e o comportamento das empresas.

Louvando-os pela iniciativa de transmitir as negociações em andamento, a CONALIS prossegue acompanhando pelas redes sociais o seu desenrolar e, desde já, coloca-se à disposição para auxiliar no que for necessário, especialmente caso alguma prática antissindical por parte do Sindicato patronal seja identificada.

Registramos que, no próximo biênio, o Ministério Público do Trabalho tem entre suas metas prioritárias, a defesa e promoção da liberdade sindical e o forte combate aos atos antissindicais praticados pelos empregadores, dentre os quais a ingerência indevida dos empregadores no financiamento sindical, tais como dificultar o desconto das contribuições, interferir no exercício da oposição.

Sendo o cabia indicar pelo momento, renovamos, por fim, os votos de elevado apreço e distinta consideração.

Viviann Brito Mattos, Procuradora Regional do Trabalho e Coordenadora Nacional da CONALIS/MPT
Priscila Moreto de Paula, Procuradora do Trabalho e Vice-Coordenadora Nacional da CONALIS/MPT”

Compartilhe:

Leia mais
mpt recomendação contadores contribuição sindicatos
Contador não pode incentivar oposição à contribuição sindical, orienta MPT
CSB no Forum Interconselhos 2024
Governo retoma Fórum Interconselhos com G20 Social e Plano Clima em foco; CSB participa
reuniões centrais sindicais 16 e 18 julho
Centrais realizam reuniões por região nos dias 16 e 18 de julho sobre agenda legislativa; participe
reunião CNT 10-7-24
CNT discute ação coordenada diante de transformações no mercado de trabalho
Ernesto e Álvaro CSN reunião Consea
CSB indicará nome para substituir Lino de Macedo no Conselho de Segurança Alimentar
protesto servidores Ipsemg 9-7-24
Em meio a protestos dos servidores, projeto sobre Ipsemg tem votação adiada
ministro do trabalho luiz marinho saqui aniversário fgts
Ministro do Trabalho quer fim do bloqueio do FGTS para quem optou por saque-aniversário
regra-nas-relacoes-de-trabalho-clemente-ganz-lucio
Clemente Ganz: Negociação coletiva e a estratégia de desenvolvimento produtivo
Projeto de lei motoristas em apps
Centrais sindicais criticam alterações em projeto de motoristas em apps
Protesto servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg convoca para protesto contra projeto sobre o Instituto