Ministério Público parabeniza Sindpd-SP por atuação na Campanha Salarial de 2024

A Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Nacional (CONALIS), órgão ligado ao Ministério Público do Trabalho (MPT), enviou nesta sexta-feira (19) um ofício parabenizando o Sindpd-SP pela “transparência, divulgação e destacada atuação na negociação coletiva” entre o sindicato e o setor patronal (Seprosp) no âmbito da Campanha Salarial de 2024.

O documento é assinado por Viviann Brito Mattos, Procuradora Regional do Trabalho e Coordenadora Nacional da CONALIS/MPT e Priscila Moreto de Paula, Procuradora do Trabalho e Vice-Coordenadora Nacional da CONALIS/MPT.

Um vídeo divulgado pelo Sindpd em suas redes sociais mostrou trechos da negociação entre trabalhadores e patrões, especificamente sobre o valor do Vale-Refeição a ser pago para os profissionais de TI de São Paulo. A publicação viralizou e teve repercussão nacional.

Relacionada: “Proposta patronal de VR não paga um combo do Big Mac”, diz presidente do Sindpd-SP

A CONALIS parabenizou a “destacada atuação na negociação coletiva, mostrando a todos e todas, e não apenas os integrantes da sua categoria, a dinâmica de uma negociação coletiva e o comportamento das empresas”.

Presidente do Sindpd, Antonio Neto se diz orgulhoso com a manifestação do órgão do MPT ligado à liberdade sindical.

“Toda a repercussão, o ofício da CONALIS, tudo isso nos enche de orgulho e faço questão de dividir isso com todos os profissionais de TI do estado de São Paulo. O Sindpd vive um novo momento, se modernizando e contando com ampla participação da categoria. Na nossa assembleia de pauta, por exemplo, tivemos a participação de mais de 8 mil trabalhadores de TI. A luta continua”.

No documento, a CONALIS acrescenta que continuará acompanhando o processo de negociação entre Sindpd e Seprosp e que “desde já, coloca-se à disposição para auxiliar no que for necessário, especialmente caso alguma prática antissindical por parte do Sindicato patronal seja identificada”.

Leia o ofício enviado pela CONALIS do MPT ao Sindpd, na íntegra:

“Prezado Presidente,

Cumprimentando-o cordialmente, diante da ampla repercussão nas redes sociais acerca do processo de negociação coletiva, concernente à Campanha Salarial 2024, em que se discute o percentual do vale refeição, a Coordenação da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Nacional – CONALIS, por meio de suas Coordenadoras Nacionais abaixo assinadas, congratula o SINDPD/SP pela transparência, divulgação e destacada atuação na negociação coletiva, mostrando a todos e todas, e não apenas os integrantes da sua categoria, a dinâmica de uma negociação coletiva e o comportamento das empresas.

Louvando-os pela iniciativa de transmitir as negociações em andamento, a CONALIS prossegue acompanhando pelas redes sociais o seu desenrolar e, desde já, coloca-se à disposição para auxiliar no que for necessário, especialmente caso alguma prática antissindical por parte do Sindicato patronal seja identificada.

Registramos que, no próximo biênio, o Ministério Público do Trabalho tem entre suas metas prioritárias, a defesa e promoção da liberdade sindical e o forte combate aos atos antissindicais praticados pelos empregadores, dentre os quais a ingerência indevida dos empregadores no financiamento sindical, tais como dificultar o desconto das contribuições, interferir no exercício da oposição.

Sendo o cabia indicar pelo momento, renovamos, por fim, os votos de elevado apreço e distinta consideração.

Viviann Brito Mattos, Procuradora Regional do Trabalho e Coordenadora Nacional da CONALIS/MPT
Priscila Moreto de Paula, Procuradora do Trabalho e Vice-Coordenadora Nacional da CONALIS/MPT”

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem